04 Dicas de como se sair bem com as perguntas da plateia em apresentações

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Siga essas dicas e encare as perguntas da plateia

Se para muitas pessoas fazer apresentações é algo extremamente estressante, pensar nas perguntas que a plateia pode fazer após as apresentações pode ser ainda pior.

04 Dicas de como se sair bem com as perguntas da platéia em apresentações

04 Dicas de como se sair bem com as perguntas da platéia em apresentações

Mas, como essa etapa é inevitável em qualquer apresentação que você vá fazer, listamos algumas dicas do jornalista especializado em assuntos de gestão e negócios – Steve Shipside – que farão toda diferença na hora de responder as perguntas nas suas apresentações.

Interagindo com a plateia em apresentações

É comum termos medo da plateia em nossas apresentações, ainda mais se ficarmos pensando que as pessoas tem comportamentos imprevisíveis , ficamos ainda mais apreensivos.


Sempre nos colocamos a frente dos acontecimentos, pensando se aspessoas farão perguntas que não saberemos responder se seremos interrompidos diversas vezes ou se ninguém fará pergunta alguma.


A primeira impressão a ser passada é de que você está no comando da apresentação, e para fazer isso, nada melhor do que trazer a plateia para participar com você da sua apresentação.


Técnicas para interagir com o público durante a apresentação:

  • Faça referência a pessoas que estão na plateia:

    Se você conversou com algumas pessoas antes de iniciar sua apresentação (sobre o assunto que iria apresentar, claro) faça menção a essas pessoas durante a apresentação.


  • Faça uma pergunta:

    Comece com uma pergunta intrigante, isso fará com que as pessoas foquem a atenção no que você vai falar


  • Use pessoas em sua apresentação:

    Convide algumas pessoas que tenham interesse para compartilharem experiências e conhecimentos com o assunto tratado. Vídeos com depoimentos também podem ser uma boa alternativa para mostrar experiências complementares.


As 04 dicas de de como se sair bem com as perguntas da plateia em apresentações

Inevitavelmente, você precisará abrir para questionamentos ao final da sua apresentação. Apensa do risco de sermos surpreendidos com determinadas perguntas ou argumentos, existem dicas que podem minimizar esse riso.

Dica 01: Estude os pontos críticos


Estude os pontos críticosSe você sabe podem surgir perguntas de difíceis em sua apresentação ou que assuntos e comentários polêmicos podem ser levantados, prepare-se para essa situação e responda de forma clara e objetiva as questões mais críticas.

Estar devidamente preparado é um requisito mínimo que você deve se preocupar no momento de fazer apresentações, mas não se desespere e tenha sempre o pensamento positivo no que está fazendo.

Dica 02: Não Blefe


Não BlefeSabemos que o maior medo em apresentações são as perguntas que nos colocam diante da dúvida ou da incerteza da resposta. Por mais desespero que o momento possa causar, se não souber a resposta, não minta. Informa que não tem a resposta para a questão naquele momento e diga que irá pesquisar a fundo para responder a questão.

Uma dica, peça o e-mail da pessoa que fez o questionamento que você não soube responder após a apresentação e comprometa-se a esclarecer a dúvida em questão. Isso valoriza a opinião do espectador e aumenta sua credibilidade.

Dica 03: Leve uma especializada no assunto com você


Leve uma especializada no assunto com vocêSe você sabe que tem algum ponto fraco no assunto abordado (o que é comum, pois ninguém sabe tudo) mas sabe que tem um colega que conhece a fundo o assunto que você não domina, convide-o para participar da sua apresentação e peça ajuda caso não se sinta seguro em responder algum questionamento da plateia.

Dica 04: Evite desvios de assunto


Evite desvios de assuntoSe você achar que determinada pergunta fugiu muito do assunto abordado, tome conhecimento para platéia com – “esse é um ponto muito interessante…” – mas use como ponte para voltar aonde você estava – “o que mostra como este assunto é importante” – e retorne para a pauta inicial – “que é a razão que estou aqui para lhes dizer…”.


Com essas dicas acreditamos que iremos ajudar muitos alunos e pessoas do mercado de trabalho que se vêem a frente de apresentações.


Autor do Post:

Renato Bongiorno Renato Bongiorno – Analista de Social Media & Web Designer. Professor de Tecnologia Web e Palestrante.

Renato Bongiorno – contato@bongiornoweb.com.br



Fonte: Você sabe se comunicar? – Aprenda a transmitir uma mensagem e a ouvir – Steve Shipside


Deixe seu comentário:

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page
Posted in Educação, Mercado.