06 Dicas para manter as crianças seguras nas Redes Sociais

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Seus filhos estão seguros nas Redes Sociais?

As crianças de hoje estão cada vez mais familiarizadas ao utilizar os dispositivos móveis e estima-se que 80% das crianças e adolescentes utilizam algum tipo de rede social.

06 Dicas para manter as crianças seguras nas Redes Sociais

06 Dicas para manter as crianças seguras nas Redes Sociais

O perigo? As crianças e os jovens cada vez mais compartilham fotos e informações e pessoais.

De um lado, temos os benefícios das redes sociais, como a troca de informações e experiências com usuários ao redor do mundo, do outro, temos os riscos como o cyberbullying (ridicularização da criança / adolescente através das redes sociais) podendo tornar traumática a vida de uma criança ou de um adolescente.

Para evitar esses transtornos, iremos compartilhar 06 dias de especialistas em como manter as crianças seguras nas Redes Sociais


1. Eduque-se sobre Redes Sociais

A psicoterapeuta Amy Morin, recomenda aos pais que aprendam e utilizem as redes sociais (principalmente as mais utilizadas pelas crianças e jovens).

O ideal é que se crie perfis em cada rede e aprenda como utilizá-las para entender os riscos e limites de cada rede.

“É importante que os pais entendam a diferença entre Tumblr e Snapchat , porque cada plataforma de mídia social tem diferentes riscos”, diz Amy Morin.


Você sabe o que é Snapchat?


As principais redes utilizadas pelos jovens são:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Snapchat
  • Vine
  • YouTube
  • Tumblr

2. Fique de olho na idade limite de cada rede

Se você proíbe seu filho de usar toda e qualquer rede social, antes de tomar uma atitude dessas é bom verificar qual a idade limite recomendada de cada rede.

Se você deixar claro aos seus filhos que quando ele atingir determinada idade ele poderá utilizar a rede, você evitará que ele crie perfis falsos antes da hora, de acordo com Mark Loewen:

“Quando as crianças sentem que isso (o acesso as redes) nunca vai acontecer, elas são mais propensas a criarem perfis falsos em segredo”.

Ao decidir a idade mínima que seus filhos poderão acessar as redes, tenha em mente que existe uma lei da COPPA – The Children’s Online Privacy Protection Act que impede que as empresas de coletem informações pessoais sobre crianças com menos de 13 anos de idade sem a permissão dos pais.


3. Converse com as crianças sobre os perigos e as consequências das redes sociais

Muitas crianças não tem ideia das consequências que podem ter ao utilizar as redes sociais de forma indevida.

“Muitas vezes , os pais se esquecem de falar sobre como as fotos, comentários e interações sociais podem ter impacto no futuro das crianças”, diz Morin

Ela sugere que os pais mostrem casos reais do uso indevido das redes sociais, como exemplos de cyberbullying e deixar claro as crianças que eles estão sempre disponíveis para ajudar e tirar dúvidas.


Você sabe o que é Cyberbullying?


4. Deixe o computador em uma área comum na sua casa

Ao invés de manter o computador do seu filho em seu quarto, o ideal é o coloque na sala onde você possa estar sempre de olho no uso.

Morin diz que as crianças são menos propensas a se envolver em comportamentos inadequados quando sabem que seus pais podem ficar de olho.


5. Defina diretrizes e regras

Definir um conjunto de regras é uma excelente maneira de tornar os hábitos de uso das redes sociais saudáveis.

Horários, dias e o tempo máximo para ficar online são apenas algumas das recomendações que ajudarão a garantir a segurança das crianças com o uso das redes sociais.

Para Loewen, a regra ideal é aquela que se tenha um ponto de equilíbrio entre as vontades das crianças e a exigência dos pais.

Passar essa confiança as crianças, evita que eles precisem tomar atitudes às escondidas.


6. Verifique as configurações de privacidade

Crie uma regularidade em checar as privacidades aplicadas a cada rede que seus filhos utilizam.

Como as redes sociais tendem a atualizar regularmente as questões de privacidade, é recomendado que os pais, periodicamente, chequem para quem seus filhos estão compartilhando as informações.


Passe confiança aos seus filhos nas Redes Sociais


Autor do Post:

Renato Bongiorno Renato Bongiorno – Analista de Social Media & Web Designer.

Renato Bongiorno – contato@bongiornoweb.com.br



Fonte: 6 Expert Tips for Keeping Your Kids Safe on Social Media – http://mashable.com/2014/09/21/social-media-safety-kids/


Deixe seu comentário pelo Facebook da EnsinoIP:

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page
Posted in Educação, Responsabilidade Social.