10 Benefícios da leitura para sua vida

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Você tem o hábito de ler revistas, livros ou artigos na Internet?

10 Benefícios da Leitura para sua vida

10 Benefícios da Leitura para sua vida

Saiba que criar este hábito irá te ajudar em diversos aspectos, inclusive na sua saúde.


Saiba os 10 Benefícios da leitura para sua vida

1. Estimulação Mental

Estudos mostram que ficar com a mente ativa e estimulada pode retardar o progresso e muitas vezes prevenir doenças como Alzheimer e Demência.


Como qualquer outro músculo do corpo, o cérebro precisa ser estimulado e o exercício para isso envolve desde a leitura, até jogos e quebra-cabeças.


2. Reduz o Stress

Entreter-se em um livro ajuda a reduzir o stress pois te coloca em um estado de consciência fora dos problemas que passou ou passa no momento. Uma boa história, te ajuda a esquecer um pouco do mundo em que vive e te transporta ao mundo da fantasia.


3. Conhecimento

Tudo o que você lê gera novos “bits” de conhecimento que se armazenam em seu cérebro e quanto mais conhecimento você tem, melhor preparado você fica para mudanças e desafios.


E mais, por mais dificuldades que você possa passar durante a vida, o conhecimento adquirido nunca poderá ser retirado de você.


4. Aumento do vocabulário

Quanto mais você lê, a mais palavras você fica exposto e inevitavelmente, você começará a falar melhor.

Isso o ajudará na sua profissão, irá gerar auto-confiança e melhora a auto-estima.


Ter um amplo conhecimento em diversos assuntos pode te ajudar a conquistar promoções com seus superiores, pois demonstra interesse em novos assuntos e desafios.


5. Melhora a memória

Quando você lê um livro, você precisa constantemente lembrar de uma série de detalhes, como cenários, personagens, fragmentos e uma série de fatos que ocorreram no decorrer da história para entender seu sentido.


A cada nova memória criada em seu cérebro, as sinapses (ligações cerebrais) se fortalecem ajudando na recuperação da memória de curto prazo, além de melhorar seu humor.


6. Habilidade de pensamento analítico

Se você já conseguiu decifrar o final de um livro antes mesmo de terminá-lo juntando as “peças” do que já ocorreu significa que seu senso crítico e analítico está muito apurado.


Isso ajuda a ter opiniões claras e objetivas ao discutir um determinado assunto com outras pessoas


7. Melhora o foco e a concentração

No mundo que vivemos atualmente onde a Internet é o centro das atenções, nosso foco e direcionado em muitas direções, uma vez que realizamos multi-tarefas durante o dia todo.

Em apenas 5 minutos, checamos emails, verificamos o smartphone, checamos as redes sociais, conversamos com outras pessoas (online e offline) e isso nos causa uma enorme perda de produtividade.


Quando você lê um livro sua atenção fica focada na história, é como se o resto do mundo não existisse naquele momento. Tente ler cerca de 15 a 20 minutos antes do trabalho e você verá que seu dia no trabalho será bem mais produtivo.


8. Melhora sua habilidade de escrita

Assim como o aumento do vocabulário, a expansão na habilidade de escrever com fluidez ocorre naturalmente quando se tem o hábito da leitura.


Isso te assegura a escrever e-mails com mais objetivo no trabalho e a realizar comentários consistentes nas redes sociais, além de facilitar a teses educacionais.


9. Tranquilidade

Ler pode te proporcionar uma imensa sensação de paz e tranquilidade. Ler textos que te tragam paz espiritual podem baixar a pressão arterial e traz uma enorme sensação de calma.


10. Diversão Gratuita

Atualmente temos diversos projetos sociais e feiras de troca e doação de livros o que possibilita que todos tenham acesso ao prazer da leitura de graça.

Como hoje a maioria das pessoas tem o hábito de ler nos smartphones e tablets, existem diversos sites que permitem o downloado de e-books gratuitos, como o http://ebooksgratis.com.br/ e o http://www.elivros-gratis.net/


Autor do Post:

Renato Bongiorno Renato Bongiorno – Analista de Social Media & Web Designer. Professor de Tecnologias web e palestrante.

Renato Bongiorno – contato@bongiornoweb.com.br



Fonte: 10 Benefits of Reading: Why You Should Read Every Day http://www.lifehack.org/articles/lifestyle/10-benefits-reading-why-you-should-read-everyday.html


Deixe seu comentário pelo Facebook da EnsinoIP:

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page
Posted in Educação, Saúde & Trabalho.