10 Etapas para entender Competência Educacional

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page

O que é uma Competência Educacional?

Hoje na educação quando tratamos do termo “competências” referimos aos diversos níveis de conhecimentos que os profissionais que se formam precisam ter, ou ainda, enquanto alunos, precisam adquirir.

As 10 Etapas da Competência Educacional

As 10 Etapas da Competência Educacional

De acordo com Perrenoud, uma competência educacional se define como:


(…) uma competência como uma capacidade de agir eficazmente em um tipo definido de situação, capacidade que se apoia em conhecimentos, mas não se reduz a eles.

Para enfrentar da melhor maneira possível uma situação, devemos em geral colocar em jogo e em sinergia vários recursos cognitivos complementares, entre os quais os conhecimentos (Perrenoud, 1997:7)


Em resumo, Perrenoud se refere a competências uma forma de utilizar, integrar e mobilizar conhecimentos para enfrentar complicadas situações ao transmitir o ensinamento, bem como em atualizar este conhecimento aos demais.


Para Perrenoud, um professor deve “propor um inventário das competências que contribuem para redefinir a atividade docente”.


De acordo com ele, existem 10 grandes famílias de competências para chegar a esse inventário.


As 10 Etapas da Competência Educacional

  1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem
  2. Administrar a progressão das aprendizagens
  3. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação
  4. Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho
  5. Trabalhar em equipe
  6. Participar da administração da escola
  7. Informar e envolver pais
  8. Utilizar novas tecnologias
  9. Enfrentar os deveres e dilemas éticos da profissão
  10. Administrar sua própria formação contínua

Para Terezinha Azerêdo Rios, uma forma simples de analisar esses 10 passos de uma forma mais objetiva, pode ser descrita como:


“Competências são capacidades que se apoiam em conhecimentos. A capacidade de envolver os alunos em suas aprendizagens vai requerer conhecimento do conteúdo que se vai levar ao aluno.”


Autor do Post:

Renato Bongiorno Renato Bongiorno – Analista de Social Media & Web Designer. Professor de Tecnologias web e palestrante.

Renato Bongiorno – contato@bongiornoweb.com.br



Fonte: Compreender e Ensinar – Por uma docência da melhor qualidade – Therezinha Azerêdo Rios


Deixe seu comentário pelo Facebook da EnsinoIP:

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page
Posted in Educação.