13 Dicas para Pais, Filhos e Telas

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Como conciliar o uso das telas entre pais e filhos?

Alexander Howard, do jornal The Huffington Post, juntou a opinião de pessoas sobre a tecnologia e as crianças, a partir de especialistas acadêmicos e do Instituto de Pesquisa de Dados e Sociedade disponibilizado pela Microsoft para então formular as 13 dicas sobre como pais devem agir com seus filhos com o hábito do uso dos celulares, notebooks e tablets.

13 Dicas para Pais, Filhos e Telas

13 Dicas para Pais, Filhos e Telas

Sabemos que a tela hoje vital para nossa sobrevivência, ainda mais para a nova geração. No entanto, é importante saber dosar e tomar alguns cuidados, veja como.


13 Dicas sobre como pais devem agir com seus filhos e as multi-telas

Confira os tópicos que podem mudar a sua forma de interagir com as telas na presença de seus filhos:

1. Você molda o comportamento dos seus filhos, e telas são onipresentes hoje em dia. A forma como você as integra em sua vida irá influenciar seus filhos positivamente ou negativamente.


2. A forma como você se engaja e consome a mídia, seja na TV, nos tablets e mobiles ou mídia impressa é fundamental para a aprendizagem infantil.


3. Converse com seus filhos sobre o que você está experimentando e o que está aprendendo ao ficar na frente das telas.


4. Entenda a diferença entre o consumo passivo de mídia e o uso da comunicação. Uma criança assistir um vídeo é totalmente diferente de se comunicar via Skype com os avós.


5. Avalie onde e quando as crianças passam o tempo sozinhas consumindo mídia em frente a telas. Não deixe que telas substitua a interação com pessoas, mas, entenda que jogos online podem criar uma nova forma de interação – a social online.


6. Crianças, particularmente em estágios iniciais de desenvolvimento, geralmente aprendem melhor com materiais que podem tocar, contra o que eles vêem em uma tela. Pense nisso!


7. Idades diferentes, medidas diferentes. O que as crianças fazem nas telas deve ser adequado ao seu nível de idade, tendo um limite de tempo, e deve envolver os pais e os cuidadores.


8. Quando o uso dos games é exagerado pelas crianças, sua capacidade de aprender é afetada negativamente.


9. TV ou vídeos 2 horas antes de deitar pode prejudicar o sono das crianças.


10. Ignorar seu filho durante refeições ou em encontros sociais devido a necessidade do uso de celulares pode levar as crianças a se expressarem fora do ambiente familiar. Esteja presente.


11. Muita interatividade com jogos e e-books pode distrair a crianças da linha principal da história em si, afetando seu aprendizado.


12. Conforme as crianças crescem, é comum a necessidade do uso cada vez mais extenso das telas para realização de trabalhos. Ensine seu filho a criar cronogramas que incluam tempo para brincar e se socializar com amigos e familiares.


13. Tenha empatia e amizade com outros pais, principalmente em eventos escolares, mas, perdoe-se se precisar utilizar a tecnologia como babá de vez em quando.


Como a EnsinoIP ensina Educação Tecnológica para crianças?

Trabalhamos com um material didático exclusivo feito para se adequar a cada faixa etária e de acordo com a evolução no aprendizado das crianças e adolescentes.

Apostilas EnsinoIP

Apostilas EnsinoIP

Composto por 12 apostilas para cada segmento (Informática e Robótica Educacional), o material apresenta desafios, textos, informações complementares e passo a passo para a aplicação do conteúdo em sala de aula.


Bate Papo Tecnológico – Apostilas EnsinoIP

Todo material didático de Informática Educacional possui um caderno especial chamado Bate Papo Tecnológico, onde os alunos têm a oportunidade de refletir e compreender a importância do uso consciente das ferramentas tecnológicas.


A importância da Educação Tecnológica para educação

Baixe nosso e-book sobre os 10 Benefícios da Educação Tecnológica e confira as vantagens da tecnologia na educação.

10 Benefícios da Educação Tecnológica

10 Benefícios da Educação Tecnológica

[Download Ebook] Conheça os 10 Benefícios da Educação Tecnológica

Autor do Post:

Renato Bongiorno Renato Bongiorno – Analista de Social Media & Web Designer. Professor de Tecnologia Web e Palestrante.

Renato Bongiorno – contato@bongiornoweb.com.br



Fonte: 13 Tips For Parenting When Screens Are Everywhere – Alexander Howard – The Huffington Post

Deixe seu comentário pelo Facebook da EnsinoIP:

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page
Posted in Educação.