20 Pontos decisivos que definem uma escola de qualidade

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A Qualidade na Educação

De acordo com Francisco Fernandes, o termo qualidade vem do latim qualitas e é utilizado em diversas situações, mas seu significado nem sempre é de definição clara e objetiva.

 20 Pontos decisivos que definem uma escola de qualidade

20 Pontos decisivos que definem uma escola de qualidade

Se, para comprarmos um produto ou contratarmos um serviço sempre partimos da qualidade como quesito principal, a forma de escolha das escolas e da educação para nós e para nossos filhos não tem de ser diferente, já que a educação oferecida pelas escolas pode ser classificada como um produto.


Em linhas gerais, qualidade é aquilo que caracteriza uma coisa, propriedade, modo de ser, disposição moral, índole, caráter, predicado, espécie.


Se analisarmos o conceito de qualidade em suas origens, perceberemos que para um produto ou serviço chegar a qualidade esperada, precisaremos localizar as falhas e regulamentar os processos de desenvolvimento dos produtos e serviços oferecidos.

Analisando a qualidade aplicada à indústria, temos normas como a ISO – Organização Internacional de Normatização que foi criada em meados de 1950 para solucionar problemas em linhas de produção, garantindo a transparência da qualidade para a empresa, funcionários e clientes.

Qualidade também não está ligada apenas a produtos e serviços, mas também a qualidade de vida, qualidade nas condições de trabalho, de estudo, administrativa e em todas as áreas do conhecimento de empresas e instituições de ensino.


Os 20 Pontos decisivos que definem uma escola de qualidade

De acordo com Mezomo, a qualidade na educação está totalmente ligada com as políticas sociais e econômicas que interferem no processo educacional.

  1. Contar com forte liderança, capaz de criar um ambiente adequado para a constante melhoria do sistema e das pessoas.

  2. Melhoria sistêmica (a toda comunidade) e não apenas à estrutura (recursos físicos).

  3. Utilização dos métodos estatísticos que possibilitem, pela análise dos dados,
    tomar decisões consistentes.

  4. Conhecer e centrar-se nas necessidades dos alunos.

  5. Ter visão e valores conhecidos e aceitos pela sua comunidade interna.

  6. Ter mensagens e comportamentos consistentes, ou seja, a escola não pode pregar a microadministração; isso criaria caos na gestão escolar

  7. Criar ambientes de aprendizagem, enfatizando e praticando a educação continuada de todos os níveis e fazer que todos descubram a alegria de aprender como fonte de instrumento e realização pessoal e profissional

  8. Adquirir profundo conhecimento da filosofia da melhoria da qualidade. Saber o que é importante para tornar efetivos os esforços de melhoria da qualidade.

  9. Agir proativamente, prevenindo e não apenas resolvendo problemas, ou seja, remover de todos os processos tudo aquilo que possa dar origem a qualquer tipo de problema.

  10. Reduzir as variações (dos resultados dos processos). Isso também supõe que os processos sejam avaliados e permanentemente ajustados à realidade e aos objetivos previstos. As variações resultantes de causas especiais devem ser imediatamente atacadas e eliminadas.

  11. Adotar um sistema de solução de problemas que elimine efetivamente suas causas.

  12. Praticar o benchmarking, ou seja, procurar conhecer os melhores e esforçar-se para superá-los.

  13. Disseminar a informação mantendo todos conscientes do que está acontecendo no ambiente escolar.

  14. Inovar e ousar, para melhor atender às necessidades dos alunos, encantando-os com novos e melhores serviços.

  15. Criar nas pessoas o orgulho pelo serviço benfeito, removendo tudo aquilo que possa impedi-lo.

  16. Criar parcerias internas (com os clientes internos) e externas (com toda comunidade).

  17. Repensar e revitalizar a sua própria missão, comprometendo-se a ser fiel a ela.

  18. Fortalecer as pessoas, educando-as e delegando-lhes responsabilidade e autoridade.

  19. Monitorar permanentemente os processos e avaliar os resultados para garanti-los e melhorá-los.

  20. Não estar satisfeito com o que é e lutar para ser quem precisa ser!

Sua escola ou dos seus filhos seguem essas diretrizes mínimas de qualidade?


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Autor do Post:

Renato Bongiorno Renato Bongiorno – Analista de Social Media & Web Designer. Professor de Tecnologia Web e Palestrante.

Renato Bongiorno – contato@bongiornoweb.com.br



Fonte: Educação Profissional e Práticas de Avaliação – Jurandir Santos


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Posted in Educação.