A Qualidade na Educação
De acordo com Francisco Fernandes, o termo qualidade vem do latim qualitas e é utilizado em diversas situações, mas seu significado nem sempre é de definição clara e objetiva.
Se, para comprarmos um produto ou contratarmos um serviço sempre partimos da qualidade como quesito principal, a forma de escolha das escolas e da educação para nós e para nossos filhos não tem de ser diferente, já que a educação oferecida pelas escolas pode ser classificada como um produto.
Em linhas gerais, qualidade é aquilo que caracteriza uma coisa, propriedade, modo de ser, disposição moral, índole, caráter, predicado, espécie.
Se analisarmos o conceito de qualidade em suas origens, perceberemos que para um produto ou serviço chegar a qualidade esperada, precisaremos localizar as falhas e regulamentar os processos de desenvolvimento dos produtos e serviços oferecidos.
Analisando a qualidade aplicada à indústria, temos normas como a ISO – Organização Internacional de Normatização que foi criada em meados de 1950 para solucionar problemas em linhas de produção, garantindo a transparência da qualidade para a empresa, funcionários e clientes.
Qualidade também não está ligada apenas a produtos e serviços, mas também a qualidade de vida, qualidade nas condições de trabalho, de estudo, administrativa e em todas as áreas do conhecimento de empresas e instituições de ensino.
Os 20 Pontos decisivos que definem uma escola de qualidade
De acordo com Mezomo, a qualidade na educação está totalmente ligada com as políticas sociais e econômicas que interferem no processo educacional.
- Contar com forte liderança, capaz de criar um ambiente adequado para a constante melhoria do sistema e das pessoas.
- Melhoria sistêmica (a toda comunidade) e não apenas à estrutura (recursos físicos).
- Utilização dos métodos estatísticos que possibilitem, pela análise dos dados,
tomar decisões consistentes. - Conhecer e centrar-se nas necessidades dos alunos.
- Ter visão e valores conhecidos e aceitos pela sua comunidade interna.
- Ter mensagens e comportamentos consistentes, ou seja, a escola não pode pregar a microadministração; isso criaria caos na gestão escolar
- Criar ambientes de aprendizagem, enfatizando e praticando a educação continuada de todos os níveis e fazer que todos descubram a alegria de aprender como fonte de instrumento e realização pessoal e profissional
- Adquirir profundo conhecimento da filosofia da melhoria da qualidade. Saber o que é importante para tornar efetivos os esforços de melhoria da qualidade.
- Agir proativamente, prevenindo e não apenas resolvendo problemas, ou seja, remover de todos os processos tudo aquilo que possa dar origem a qualquer tipo de problema.
- Reduzir as variações (dos resultados dos processos). Isso também supõe que os processos sejam avaliados e permanentemente ajustados à realidade e aos objetivos previstos. As variações resultantes de causas especiais devem ser imediatamente atacadas e eliminadas.
- Adotar um sistema de solução de problemas que elimine efetivamente suas causas.
- Praticar o benchmarking, ou seja, procurar conhecer os melhores e esforçar-se para superá-los.
- Disseminar a informação mantendo todos conscientes do que está acontecendo no ambiente escolar.
- Inovar e ousar, para melhor atender às necessidades dos alunos, encantando-os com novos e melhores serviços.
- Criar nas pessoas o orgulho pelo serviço benfeito, removendo tudo aquilo que possa impedi-lo.
- Criar parcerias internas (com os clientes internos) e externas (com toda comunidade).
- Repensar e revitalizar a sua própria missão, comprometendo-se a ser fiel a ela.
- Fortalecer as pessoas, educando-as e delegando-lhes responsabilidade e autoridade.
- Monitorar permanentemente os processos e avaliar os resultados para garanti-los e melhorá-los.
- Não estar satisfeito com o que é e lutar para ser quem precisa ser!
Sua escola ou dos seus filhos seguem essas diretrizes mínimas de qualidade?
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Autor do Post:
Renato Bongiorno – Analista de Social Media & Web Designer. Professor de Tecnologia Web e Palestrante.
Renato Bongiorno – contato@bongiornoweb.com.br
Fonte: Educação Profissional e Práticas de Avaliação – Jurandir Santos