A Gentileza e Arte de Parecer Tolo

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Já aconteceu com você, fazer alguma coisa bacana por alguém e perceber que a pessoa desconfia de sua boa intenção, se surpreende e até mesmo julga sua inteligência?

A Gentileza e Arte de Parecer Tolo

A Gentileza e Arte de Parecer Tolo

Pois é, isso é efeito da cultura do “cada um por si”. Gentileza é um assunto meio fora de moda.


Vivemos sempre tão apressados, ocupados, cheios de atribuições que o máximo que conseguimos fazer por alguém é curtir um post no Facebook.


Se você é gentil, corre o risco de parecer corrupto. Sim, afinal você só faz algo por alguém se quiser alguma coisa em troca.

No dicionário, entre os significados de “gentileza” encontram-se diversas palavras mas a que eu mais gosto é “delicadeza”. A palavra delicadeza me soa tão bonita, tão suave…


Ser gentil é dar um carinho de graça para outra pessoa, seja ela conhecida ou desconhecida.


Levar um ramalhete de flores na casa da sua avó sem que ela espere, receber um pão que sua mãe ou sua sogra fizeram, um bombom em cima da mesa, dar a vez para alguém na fila… gentileza é fazer um elogio, olhar para uma pessoa e “dar a ela” um pouco do que você tem de bom dentro de você.


Não sou a Madre Teresa de Calcutá, longe de mim. Sou até ácida demais. Mas isso não significa que eu precise compartilhar minha acidez com todo mundo.

Tem gente que é incapaz de fazer um elogio, de somar, de iluminar, de ser gentil gratuitamente. E ainda julga quem é. Uma pena.

Que nós como pais possamos criar pessoas mais gentis espalhando delicadeza por aí. E o exemplo é a forma mais simples de ensinar esta arte.


Você anda chateado com o mundo e sente que estamos caminhando cada vez mais para a individualidade, violência e intolerância? Então, faça uma gentileza hoje. Garanto que vai fazer bem para você, para quem recebeu e para alguém que você nem conhece. Afinal, gentileza gera gentileza.


Ps.: Saúde e vida longa aos “tolos”!


Autora do Post:

Andréa AngelisAndréa Angelis – Mãe e Diretora Educacional da EnsinoIP. Fundadora da empresa há mais de 16 anos.

Andrea Angelis – andrea@ensinoip.com.br



Deixe seu comentário pelo Facebook da EnsinoIP:

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page
Posted in Educação, Saúde & Trabalho.