Aprenda a utilizar o Facebook corretamente na Sala de Aula

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Regras e Motivos para incentivar o uso do Facebook na sala de aula

As redes sociais fazem parte da vida de grande parte da população mundial, principalmente entre alunos e professores. Agora, a grande dúvida que fica é:

Devo adicionar alunos em meu perfil?

Aprenda a utilizar o Facebook corretamente na Sala de Aula

Aprenda a utilizar o Facebook corretamente na Sala de Aula

Como atualmente você não tem a opção de ser anônimo mas redes sociais, já que não faria sentido utilizá-las para este fim, o melhor que você tem a fazer é integrá-las em suas aulas e com seus alunos.

Além da troca de experiências, você terá a oportunidade de conhecer um pouco mais da vida dos seus alunos, facilitar a comunicação e ter a possibilidade de melhorar o relacionamento interpessoal não apenas entre entre você e seus alunos, mas também entre todos os alunos da sala.


03 Motivos para utilizar o Facebook na Sala de Aula

01. Interação com pais e alunos de forma rápida

Compartilhar informações em um grupo específico de alunos no Facebook é também uma forma de alertar aos pais sobre as obrigações do filho na escola.

Lições de casa, provas, projetos e demais atividades podem ser relembradas e discutidas com os alunos durante seu desenvolvimento, e claro, supervisionados pelos pais.


02. Centralização de recursos da aula

Ao utilizar o Facebook para compartilhar links, apostilas e outros materiais você cria uma área de centralização de recursos, possibilitando aos alunos acessarem de onde estiverem.


03. Uso responsável das redes sociais

Envolver os alunos em um ambiente educacional no Facebook é uma forma de ensiná-los a utilizar a rede social de uma forma mais responsável.


Certamente o fato de estarem em um ambiente com professores e muitas vezes supervisionados por pais, fará com que eles pensem bem antes de postarem fotos e comentários que possam comprometer sua integridade social.


Essa é uma forma de evitarmos o Cyberbullings, o Sexting entre outos problemas hoje enfrentados por jovens nas redes sociais.

Vídeo sobre o verdadeiro valor de uma amizade

Este vídeo mostra como o Facebook quer que você se relacione com seus amigos. De forma próxima e com respeito.


Como lidar com a Privacidade entre alunos e professores no Facebook

Sabemos que o uso do Facebook vai além do compartilhamento de informações profissionais, seu uso para compartilhar momentos entre amigos e familiares é um dos seus principais objetivos como ferramenta social.


Como evitar que alunos acessem suas informações pessoais?

Uma forma de centralizar as atividades relacionadas a sala de aula é criando páginas no Facebook, o que segmenta o acesso relacionado as atividades escolares somente naquela página ou criando grupos fechados, onde os convidados serão apenas alunos, pais e envolvidos nas atividades escolares.

Vale lembrar a cada professor que utiliza ou pretende utilizar a ferramenta desta forma que é de suma importância que ele configure as Definições de Privacidade em sua conta no Facebook, permitindo ou bloqueando o acesso dos alunos a fotos, vídeos, comentários, marcações diretamente em seu perfil.

Para saber mais sobre como aplicar regras de privacidade, clique aqui a acesse a página de suporte para configurações de privacidade do Facebook.

Se preferir, assista ao vídeo abaixo que mostra como fazer os ajustes principais nas configurações de privacidade do Facebook:


03 Regras Básicas para Professores no Facebook


01. Mantenha seus posts de forma profissional

Conversas fazem parte do relacionamento social no Facebook, e devem sim ser mantidas e ter um tom suave e divertido, no entanto converse e faça comentários de forma com que os alunos, pais e outros colegas de trabalho se sintam confortáveis ao ler.


02. Pense antes de Curtir

Lembre-se que ao curtir uma página, os posts desta página e suas preferências aparecerão em sua timeline, portanto, tenha cuidado com o que curte e compartilhe.

Procure curtir páginas que tenham relevância para seu trabalho e que estejam de acordo com suas preferências pessoais, desde que essas sejam relevantes também as pessoas envolvidas em seu convívio.


03. Integre o Facebook na sua forma de ensinar

Poste lições de casa através da rede e incentive os alunos a comentarem, tirarem dúvidas e postarem materiais complementares.


Uma ótima prática é fazer com que os alunos postem suas respostas e seus trabalhos para serem avaliados por todos, construindo o conhecimento coletivo, o Crowdsourcing.


Uma forma de manter os alunos sempre interessados nos estudos e integrados com colegas e professores é pedir que compartilhem fotos de lugares visitados nas férias, explicando o que foi visitar, onde foi, dessa forma todos podem trocar experiências e se manter conectados.


Se você souber utilizar o Facebook corretamente, criará um ambiente de crescimento educacional, pessoal e divertido com seus alunos.


Autor do Post:

Renato Bongiorno Renato Bongiorno – Analista de Social Media & Web Designer. Professor de Tecnologia Web e Palestrante.

Renato Bongiorno – contato@bongiornoweb.com.br



Fonte: http://www.edudemic.com/every-teachers-must-have-guide-to-facebook/


Deixe seu comentário pelo Facebook da EnsinoIP:

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page
Posted in Educação.