Como ensinar alunos do Fundamental a construírem Foguetes utilizando a Robótica?

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Aprender Ciência e Tecnologia: Os grandes Benefícios da Robótica Educacional

Muitas de nossas aulas abordam conteúdos ligados a este tema. Um exemplo foi a aula aplicada no Colégio Artur de Queirós localizado em Santo André.

Como ensinar alunos do Fundamental a construírem Foguetes utilizando a Robótica?

Como ensinar alunos do Fundamental a construírem Foguetes utilizando a Robótica?

O material didático do 5º ano do Ensino Fundamental explora em uma de suas unidades o tema “O homem descobrindo o espaço”. Entre as montagens de robôs propostas os grupos criam um foguete utilizando os kits educacionais.


Além de criar o foguete os alunos programaram o seu protótipo. A programação realizada pelos alunos permite a emissão de sons diferentes a cada movimento do foguete, inserindo até mesmo a contagem regressiva que antecede o lançamento.

As aulas de robótica educacional ministradas pela EnsinoIP privilegiam o ensino de programação desde os 8 anos de idade.

Alunos na montagem do Foguete

Alunos na montagem do Foguete

Robô em produção pelos alunos EnsinoIP

Robô em produção pelos alunos EnsinoIP


Programar desenvolve o raciocínio lógico, a concentração e a capacidade de tomar decisões. Este conteúdo foi reforçado com o novo material didático e novos kits implementados este ano, que representam uma grande inovação educacional.


Durante as aulas, divididos em grupo, os alunos definem estratégias e criam soluções para as missões apresentadas pelo material didático, aprimorando a capacidade de trabalhar em equipe.

Na visão do professor Fábio, responsável pelas aulas:


“Esta aula foi cheia de perguntas e os alunos puderam aprender o que realmente o foguete faz e porque ele é necessário para poder levar o homem e outros equipamentos de pesquisa ao espaço para exploração de seus mistérios.

Os alunos se dedicaram bastante na montagem do foguete, programação e criação de um cenário do espaço. A turma fez até a contagem regressiva e os sons da decolagem. Alguns alunos até colocaram sons de aplauso para o retorno de seus astronautas. Com certeza foi uma das aulas mais divertidas.”


O prazer em aprender e desafiar suas habilidades também fica evidente na visão dos próprios alunos.

Integração, um dos benefícios da Robótica Educacional

Integração, um dos benefícios da Robótica Educacional

Programação dos Robôs Foguetes

Programação dos Robôs Foguetes

Veja alguns depoimentos da turma do 5º ano:

“O homem indo para o espaço descobrirá novas terras.” – Pedro


“Esta foi a montagem mais legal que fizemos até agora.” – Giovanna


“A montagem não foi fácil, mas foi bem legal.” – Thiago


Nós da EnsinoIP acreditamos que aprender pode e deve ser um processo prazeroso.


A tecnologia é uma grande aliada deste processo e nossa equipe busca, constantemente, oferecer aulas que tornem crianças e adolescentes protagonistas e construtores de seu conhecimento.


Autores do Post:

Andréa AngelisAndréa Angelis – Mãe e Diretora Educacional da EnsinoIP. Fundadora da empresa há mais de 16 anos.

Andrea Angelis – andrea@ensinoip.com.br



Fábio Alves Fábio Alves – Coordenador de Desenvolvimento EnsinoIP.

Contato – fabio@ensinoip.com.br


Deixe seu comentário pelo Facebook da EnsinoIP:

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page
Posted in Educação, Projetos EnsinoIP.