Como evitar conflitos com trabalhos em grupo?

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Conflitos são inevitáveis, identifique-os enquanto é tempo!

Sabemos que onde há mais de uma pessoa trabalhando, os conflitos são inevitáveis. Se entramos até em conflitos pessoais (eu, comigo mesmo) quando trabalhamos sozinhos, quem dirá em grupos.

Conflitos são inevitáveis, identifique-os enquanto é tempo!

Conflitos são inevitáveis, identifique-os enquanto é tempo!

Grupos escolares (independente do nível) são os mais suscetíveis a gerarem conflitos. Alguns fazem demais, outros de menos, alguns vivem em um mundo particular e nem sabem o que está acontecendo, outros até tentam ajudar, mas só atrapalham.


O professor como intermediador e orientador dos grupos deve saber como reconhecer e como agir em caso de conflitos que impactem a produtividade dos trabalhos.


06 Sinais para Identificar Conflitos

A falta de entendimento entre os membros de uma equipe é a chave para o conflito. Martha Gabriel afirma:


“As pessoas não seguem quem não concordam com elas, por isso não amadurecem o pensamento crítico.”


E é nesses momentos que o professor precisa estar atento a:

  • Choques de Personalidade.
  • Desentendimento sobre prazos e metas.
  • Conflitos de gerações e culturas.
  • Suposições sobre entendimento. Não entender o que a pessoa quis dizer e levar para um lado totalmente contrário a realidade do trabalho, normalmente entendido como ofensa pessoal.
  • Falta de direção nos trabalhos – Cronogramas, definição de tarefas por profissional.
  • Projetos paralelos que interferem no andamento do projeto principal

Humor, um indicativo de problema

Humor, um indicativo de problema

Humor, um indicativo de problema

Atente-se ao humor dos envolvidos nos grupos. Se em um grupo de 04 pessoas que estão trabalhando, 02 sempre estão fazendo “piadinhas” sobre a forma de trabalho dos outros colegas ou sobre o próprio projeto em si é sinal de qual algo está errado.


Sentimentos podem estar expressos em piadas sarcásticas, como falta de atenção ou motivação, tente evitar que esse tipo comportamento contamine os demais integrantes do grupo.


A demonstração aparente de encontrar dificuldades onde não existem como em todos os horários das reuniões sugeridas (mesmo que online), excessiva comparação nas tarefas entre os integrantes do grupo e a falta de compartilhamento de documentos certamente esconde um problema interno com aquela pessoa do grupo e requer uma orientação mais próxima do orientador.


Resolvendo os conflitos

Falta de percepção em um fundamento real entre desejos opostos, o principal problema do conflito. A solução? COMUNICAÇÃO.

Resolvendo os conflitos

Resolvendo os conflitos

“Muitos conflitos tem suas raízes numa falta de comunicação, logo, sendo um comunicador, você está na posição ideal para resolvê-los. Analise ambas percepções, converse para verificar se existe fundamento real e converse.”

Steve Shipside


Tenha em mente que você como orientador dos grupos de trabalho precisa avaliar se está agindo com atitudes de alto ou com impacto negativo sobre os conflitos.

Atitudes de alto impacto:

  • Reconhecer o problema existente.
  • Identificar o problema.
  • Discutir com os envolvidos.
  • Ser imparcial na sua avaliação do problema.

Atitudes de alto negativo:

  • Ignorar o problema.
  • Tirar conclusões sem antes ouvir os envolvidos.
  • Propagar o problema a outros grupos.
  • Tomar partido.

04 Estratégias para Administração de Conflitos

04 Estratégias para Administração de Conflitos

04 Estratégias para Administração de Conflitos

Avalie essas quatro estratégias proposta pelo especialista em gestão Steve Shipside e obtenha melhores resultados na resolução de conflitos:


1. Comunicação

Mal-entendidos. O principal formador de conflitos entre pessoas.

Gaste tempo conversando individualmente com cada pessoa e posteriormente convide-as para conversarem juntas e acertar os pontos de vista divergentes.


2. Mediação

Quando o conflito não pode ser resolvido apenas entre os envolvidos é hora de chamar um mediador.

Escute, não tome partido, permaneça neutro e direcione ambos a solução que melhor atende ao grupo de trabalho, não levando em consideração avaliações individuais.


3. Negociação

Negocie um acordo entre os envolvidos em que ambos se sintam recompensados.

Nesta etapa, vale salientar que o objetivo principal desta etapa é chegar ao resultado do projeto.


4. Arbitragem

Chame o Juiz. Cartão vermelho para os envolvidos.

Se você como orientador não conseguir resolver o conflito e ambas as partes não “baixarem a guarda” chame seu superior direto para dar as “ordens” e acabar com o conflito.

Isso levará a uma sensação de “vergonha” deixando ambas as partes com ressentimentos por longos períodos, certamente novos conflitos entre os envolvidos serão evitados.


Autor do Post:

Renato Bongiorno Renato Bongiorno – Analista de Social Media & Web Designer. Professor de Tecnologia Web e Palestrante.

Renato Bongiorno – contato@bongiornoweb.com.br



Fonte: Você sabe se comunicar? – Aprenda a transmitir uma mensagem e a ouvir – Steve Shipside


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Posted in Educação, Mercado.