Como planejar a entrevista perfeita?

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Dicas para conquistar o candidato ideal para sua empresa

Saber escolher corretamente os candidatos para sua empresa, além de fazer as melhores escolhas para o seu time de trabalho, fará com que eles se motivem em trabalhar na sua empresa.

Como planejar a entrevista perfeita

Como planejar a entrevista perfeita

Dentre as formas de seleção de candidatos, existem algumas mais comuns que podem ser aplicadas conforme o nível de contratação que se deseja realizar:


• Entrevista por seleção:

Forma mais comum na hora de realizar a contratação, onde um ou mais gestores da empresa entrevistam o candidato.


• Centros de avaliação (Headhunters e empresas de Recrutadores de RH):

As empresas realizam uma pré-seleção com testes escritos, entrevistas individuais, exercícios, dinâmicas de grupo e apresentações. Normalmente são utilizadas na seleção de cargos gerenciais e liderança.


• Teste psicológico:

Verifica a habilidade e reações do candidato dentro de algumas situações como conflitos, pressão, tomada de decisão emergencial entre outras.


• Entrevista Painel:

Utilizadas para recrutar pessoas que precisam trabalhar em uma rotina de estresse e situações competitivas. Vendedores e gerentes comerciais sempre expostos ao cumprimento de metas, conquista de clientes são bons exemplos para esse tipo de seleção.

A forma pelo qual o candidato responde a pressão da entrevista demonstrará se ele tem controle emocional para o cargo pretendido.


• Role-playing:

Utiliza-se uma simulação do ambiente de trabalho para obter visões dos comportamentos, hábitos, foco, disciplina dos candidatos.


Como planejar a entrevista perfeita:

  1. Descreva claramente a descrição do cargo
  2. Leia com atenção o currículo do candidato antes da entrevista e pesquisa nas redes sociais sobre seu comportamento e postagens
  3. Prepare a entrevista com a metodologia a ser aplicada
  4. Receba os candidatos pontualmente e inicie a entrevista assim que recepcioná-los
  5. Forneça feedback do resultado da entrevista no prazo determinado (afirmativo ou não, o candidato precisa saber sob o resultado)
  6. Fique dentro da lei, verifique se os procedimentos utilizados na entrevista estão de acordo

Autor do Post:

Renato Bongiorno Renato Bongiorno – Analista de Social Media & Web Designer. Professor de Tecnologias web e palestrante.

Renato Bongiorno – contato@bongiornoweb.com.br



Fonte: Você save motivas pessoas? – Gavin Ingham – Ed. Senac SP


Deixe seu comentário pelo Facebook da EnsinoIP:

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page
Posted in Saúde & Trabalho.