Depoimentos de alunos da EnsinoIP sobre as aulas de Desenvolvimento Web
Todos sabemos quanto os alunos amam tecnologia.
Ficar on line é uma necessidade constante.
No entanto é preciso fazer com que o adolescente compreenda com profundidade aspectos importantes que envolvem a web tais como: histórico, estrutura, governança, uso seguro, chegando a criação de sites.
Assim, o material didático do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental aborda desenvolvimento web.
Com uma linguagem adequada à idade dos alunos e partindo do projeto da criação do website de uma floricultura as turmas desenvolvem desde o briefing com o “cliente”, passando pelo wireframe, programação, seleção de imagens, entre outros aspectos que aproximam o aluno da realidade de um profissional da web.
Um exemplo de como as aulas são estimulantes e envolvem os alunos pode ser observado no Colégio Harmonia, parceiro da EnsinoIP.
A professora Monique Gomes, colaboradora da EnsinoIP e responsável pelas aulas de informática do colégio, registrou alguns momentos da aula e materiais desenvolvidos pelos alunos.
Com grande empolgação, a turma está desenvolvendo a estrutura da primeira página do site, no software Cacoo.
“Ao criar a apostila de web para EnsinoIP, tive a liberdade para utilizar com os alunos ferramentas e soluções aplicadas no mercado de trabalho. Isso auxilia o aprendizado e o prepara para realidade no mundo corporativo desde sua juventude”
– Renato Bongiorno.
O aluno Rodrigo Rodrigues conta um pouco sobre o desenvolvimento do projeto:
“Nas nossas aulas de informática nós estamos aprendendo a construir a base de um site usando o Cacoo.Neste site nós conseguimos montar o estilo do site e como um site pode ser criado. A professora Monique é muito legal e divertida, e nos ensina diversas coisas em relação aos estudos e a outras varias coisas como curiosidades a respeito da matéria.
No ano passado eu não me interessava muito por informática mas nesse ano eu comecei a gostar muito de informática.
” – Rodrigo Rodrigues.Neste aspecto, destacamos algo importante:
O despertar do aluno para o prazer em aprender tecnologia uma vez que ao longo dos anos do Ensino Fundamental são abordados diferentes softwares e é comum que os alunos apresentem suas preferências e se aprofundem naqueles que mais o atrai.
– Andréa Angelis – Diretora Educacional EnsinoIP
Já a aluna Larissa Ochiai, apresentou um depoimento que, para nós da EnsinoIP é um importante feedback em relação ao investimento em uma metodologia de ensino de tecnologia diferenciada:
“Eu queria agradecer a EnsinoIP por pensar no nosso futuro, contratando professores competentes e por pesquisarem as melhores formas de introduzir a informática em nossa vida, cada dia ensinando como é importante saber mexer em um computador e como isso vai influenciar no nosso futuro e em nossas careiras.Nós estamos utilizando o Cacco para o nosso aprendizado, embora eu tenha algumas dificuldades em alguns softwares, a professora me auxilia da melhor forma possível e com a ajuda da apostila, nós nem precisamos levar dúvidas para casa e nem para o resto das nossas vidas.”
– Larissa OchiaiEnfim, nós acreditamos que esta geração não é uma geração “alienada pela tecnologia”.
Basta saber estimular, desafiar e lançar mão das ferramentas corretas para engajá-los e levá-los a construir seus próprios projetos. Torná-los autores da web é uma destas formas.
Exemplo de atividade dos alunos de Desenvolvimento Web da EnsinoIP
Estes wireframes – estrutura de áreas úteis do site – foram criados em sala de aula pelos alunos da EnsinoIP que deram seu depoimento neste post.
Autores do Post:
Andrea Angelis – andrea@ensinoip.com.br
Contato – monique@ensinoip.com.br