Como Planejar e Criar um Site com seus Alunos do Ensino Fundamental?

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Depoimentos de alunos da EnsinoIP sobre as aulas de Desenvolvimento Web

Todos sabemos quanto os alunos amam tecnologia.

Ficar on line é uma necessidade constante.

No entanto é preciso fazer com que o adolescente compreenda com profundidade aspectos importantes que envolvem a web tais como: histórico, estrutura, governança, uso seguro, chegando a criação de sites.

Como Planejar e Criar um Site com seus Alunos do Ensino Fundamental?

Como Planejar e Criar um Site com seus Alunos do Ensino Fundamental?

Assim, o material didático do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental aborda desenvolvimento web.


Com uma linguagem adequada à idade dos alunos e partindo do projeto da criação do website de uma floricultura as turmas desenvolvem desde o briefing com o “cliente”, passando pelo wireframe, programação, seleção de imagens, entre outros aspectos que aproximam o aluno da realidade de um profissional da web.


Um exemplo de como as aulas são estimulantes e envolvem os alunos pode ser observado no Colégio Harmonia, parceiro da EnsinoIP.

Aluna Julia Pugliesi Corrêa Porto e Augusto Araújo Bueno

Aluna Julia Pugliesi e Augusto Araújo

Aluno Mateus Abreu de Oliveira Gomes e Artur Noboru Yamamoto

Aluno Mateus Abreu e Artur Yamamoto


A professora Monique Gomes, colaboradora da EnsinoIP e responsável pelas aulas de informática do colégio, registrou alguns momentos da aula e materiais desenvolvidos pelos alunos.

Com grande empolgação, a turma está desenvolvendo a estrutura da primeira página do site, no software Cacoo.


“Ao criar a apostila de web para EnsinoIP, tive a liberdade para utilizar com os alunos ferramentas e soluções aplicadas no mercado de trabalho. Isso auxilia o aprendizado e o prepara para realidade no mundo corporativo desde sua juventude”

– Renato Bongiorno.


O aluno Rodrigo Rodrigues conta um pouco sobre o desenvolvimento do projeto:

Rodrigo Rodrigues

Rodrigo Rodrigues

“Nas nossas aulas de informática nós estamos aprendendo a construir a base de um site usando o Cacoo.

Neste site nós conseguimos montar o estilo do site e como um site pode ser criado. A professora Monique é muito legal e divertida, e nos ensina diversas coisas em relação aos estudos e a outras varias coisas como curiosidades a respeito da matéria.

No ano passado eu não me interessava muito por informática mas nesse ano eu comecei a gostar muito de informática.” – Rodrigo Rodrigues.


Neste aspecto, destacamos algo importante:

O despertar do aluno para o prazer em aprender tecnologia uma vez que ao longo dos anos do Ensino Fundamental são abordados diferentes softwares e é comum que os alunos apresentem suas preferências e se aprofundem naqueles que mais o atrai.

Andréa Angelis – Diretora Educacional EnsinoIP


Já a aluna Larissa Ochiai, apresentou um depoimento que, para nós da EnsinoIP é um importante feedback em relação ao investimento em uma metodologia de ensino de tecnologia diferenciada:

Larissa Ochiai

Larissa Ochiai

“Eu queria agradecer a EnsinoIP por pensar no nosso futuro, contratando professores competentes e por pesquisarem as melhores formas de introduzir a informática em nossa vida, cada dia ensinando como é importante saber mexer em um computador e como isso vai influenciar no nosso futuro e em nossas careiras.

Nós estamos utilizando o Cacco para o nosso aprendizado, embora eu tenha algumas dificuldades em alguns softwares, a professora me auxilia da melhor forma possível e com a ajuda da apostila, nós nem precisamos levar dúvidas para casa e nem para o resto das nossas vidas. – Larissa Ochiai


Enfim, nós acreditamos que esta geração não é uma geração “alienada pela tecnologia”.


Basta saber estimular, desafiar e lançar mão das ferramentas corretas para engajá-los e levá-los a construir seus próprios projetos. Torná-los autores da web é uma destas formas.


Exemplo de atividade dos alunos de Desenvolvimento Web da EnsinoIP

Estes wireframes – estrutura de áreas úteis do site – foram criados em sala de aula pelos alunos da EnsinoIP que deram seu depoimento neste post.

Um pouco do que os alunos de Desenvolvimento Web da EnsinoIP desenvolvem em aula

Um pouco do que os alunos de Desenvolvimento Web da EnsinoIP desenvolvem em aula


Autores do Post:

Andréa AngelisAndréa Angelis – Mãe e Diretora Educacional da EnsinoIP. Fundadora da empresa há mais de 16 anos.

Andrea Angelis – andrea@ensinoip.com.br



Monique Oliveira Monique Oliveira – Professora de Informática Educacional da EnsinoIP.

Contato – monique@ensinoip.com.br


Deixe seu comentário pelo Facebook da EnsinoIP:

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page
Posted in Educação, Projetos EnsinoIP.