É possível Educar sem precisar Bloquear Sites e Redes Sociais?

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Como conseguir a atenção dos alunos na sala de aula?

Ministrar aulas em laboratórios de informática significa ter um grande concorrente na disputa da atenção porém, nas aulas que ministro não tenho costume de ficar fiscalizando o que está sendo acessado pelos alunos.

Como conseguir a atenção dos alunos na sala de aula?

Como conseguir a atenção dos alunos na sala de aula?

Quando a tecnologia faz parte do conteúdo, o professor precisa saber que o que está sendo ministrado tem que ser muito mais interessante do que as redes sociais e tantos outros atrativos da internet.


Para alguns colegas com mais tempo de profissão é inadmissível o acesso à redes sociais e internet durante as aulas, o que causa grandes embates e infindáveis discussões sobre como a nova geração é dispersa em sala de aula.

A solução pode ser mais fácil do que possa imaginar. Quando o concorrente é forte demais (e potencialmente atrativo) podemos nos aliar a ele ou sucumbir enfrentando-o.


A pergunta é: É possível educar sem precisar bloquear sites e redes sociais?


É possível educar sem precisar bloquear sites e redes sociais?

É possível educar sem precisar bloquear sites e redes sociais?

A reposta seguirá através de tópicos pelos quais acredito que a resposta é SIM.


Seja seguro no conteúdo, demonstre propriedade e faça conexões

Quando alguém está seguro do conteúdo que será ministrado está preparado para responder perguntas e fazer conexões com a aplicabilidade, mercado de trabalho e até mesmo controvérsias do assunto.


Provocar debates sobre o assunto sem seguir o cliché de escrever na lousa a palavra “debate” e fazer os alunos se sentarem em círculo. Faça-os pensar como agiriam na situação abordada e mostre cenários reais de como você já enfrentou e como solucionou determinado problema (sem ficar contando toda a história da sua vida).


Use ferramentas online como tática de descompressão / aplicação do conteúdo

A internet disponibiliza ferramentas de colaboração riquíssimas que, além de otimizar o trabalho, representa, o dia dia de uma empresa ou agência, além de dar a sensação de fazer algo na internet (mesmo que seja um trabalho da aula).

Use ferramentas online como tática de descompressão

Use ferramentas online como tática de descompressão

CACOO e Trello são excelentes exemplos.


É importante ressaltar que você terá conhecer a ferramenta para sanar as dúvidas que podem aparecer – se não souber dar o suporte na ferramenta é bem provável que o Facebook dê suporte à distração.


Não se apoie em Slides, Videos e textos longuíssimos

Não há nada mais entediante do que ficar vendo um professor ou palestrante ministrar uma aula (que poderia ser mais dinâmica e prática) com 53 slides – ou pior, vídeos de outra pessoa ensinando.

Não se apoie em Slides, Videos e textos longuíssimos

Não se apoie em Slides, Videos e textos longuíssimos

Inclusive, essa é a maior reclamação que escuto dos estudantes de tecnologia. Dedique mais tempo ao Hands-On.


Se a sua aula tem uma carga teórica e conceitual maior, busque formas lúdicas (sem cair no cliché do Jogo da Vida). Inove. Temos que buscar cada vez mais recursos que trarão clareza do conteúdo e da sua aplicabilidade.


Não seja um chato proibidor

O aluno e o professor precisam estar alinhados no mesmo objetivo, nunca um contra o outro.

Não seja um chato proibidor

Não seja um chato proibidor

Não fique reclamando o tempo todo dos acessos a sites que não dizem respeito ao conteúdo (hoje em dia se proibirmos o acesso pelos PCs é bem provável que o aluno acesse por um spartphone).


Essas discussões e reclamações desgastam a relação do professor com o aluno e subtrai o tempo útil daqueles que estão interessados e dispostos a aprender coisas novas. É claro que, para alguns tipos de sites não deve haver tolerância.


É importante que a instituição esteja preparada para filtrar sites de conteúdo impróprio ou ofensivo e nesses casos não se trata apenas de distração e sim da necessidade de orientação.


O uso da internet está cada dia mais comum nas nossas vidas. Encare com naturalidade e use-a como aliada. Com certeza o conteúdo que você tem a ministrar é muito mais valioso.


Autor do Post:

Caio de Carvalho Caio de Carvalho – Analista/Desenvolvedor de sistemas, Professor de Linguagem de programação e Intérprete de Libras.

Caio de Carvalho – caio.carvalho87@gmail.com



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Posted in Educação.