FILE – Arte e Tecnologia

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Nossa especialidade é educação tecnológica, mas dessa vez vamos falar um pouco sobre arte e tecnologia!

Está em cartaz em São Paulo o FILE, Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, que apesar do nome rebuscado pode ser uma experiência divertida e de fácil compreensão!

FILE – Arte e Tecnologia

FILE – Arte e Tecnologia

O evento acontece anualmente, reunindo obras e artistas do mundo todo.

Com entrada gratuita, a programação ocupa quatro espaços do Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso, na avenida Paulista: a Galeria de Arte, o Teatro do Sesi-SP, onde acontece o simpósio, o Espaço Fiesp e o Espaço Mezanino, além do Museu da Imagem e do Som (MIS), se estendendo as estações de metrô Consolação e Trianon-Masp.


A temática varia a cada ano, mas o mote é sempre arte e eletrônica. O tema desta vez é The New e-motion, e propõe representações gráficas e experiências sensoriais por meio do uso da tecnologia.


Divida em categorias, entre elas instalações, games, videoarte, animações, web-art e muitas atividades interativas, o ponto forte do evento é a aproximação com o publico, que pode vivenciar diferentes sensações de forma não convencional.

Atividades interativas FILE

Atividades interativas FILE

Web-art FILE

Web-art FILE


Com a ajuda de educadores muito bem preparados, o visitante consegue compreender o funcionamento das obras e desmistificar a o uso da tecnologia como algo intangível voltado apenas para a comunidade cientifica.


O destaque deste ano é o óculos 3D, conhecido como RIFT, que envolve o participante em uma experiência diferenciada de imersão. Se prepare para a fila pois as duas obras que utilizam o recurso são bem concorridas. Mas vale a pena esperar!

Óculos 3D, conhecido como RIFT

Óculos 3D, conhecido como RIFT

Interatividade FILE

Interatividade FILE


Uma visita com os pequenos é uma boa forma de estimula-los e fazer crescer a curiosidade pelas possibilidades do mundo digital!


Equipe EnsinoIP na FILE

A equipe da EnsinoIP esteve no evento e pode comprovar que a tecnologia e a interação presentes no Festival encantou à todos!

Novas ideias e muito conteúdo serão compartilhados em sala pelos professores da EnsinoIP após a visita.

Veja aqui como foi a visita da EnsinoIP à FILE!


Gostou? Ainda dá tempo de conferir a exposição que fica em cartaz até dia 16/08/2015, das 10h as 22h de 2ª a 2ª.


Autora do Post:

 Luciana Oliveira de AngelisLuciana Oliveira de Angelis – Docente e Coordenadora de Cursos no SENAC Santo André.

Luciana Angelis – luangelis@gmail.com



Deixe seu comentário pelo Facebook da EnsinoIP:

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page
Posted in Dica EnsinoIP, Educação.