Gamificação na Educação

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Hoje, a educação passa por processos de inovação.

Dentre esses processos, a tecnologia já é por muitas vezes uma realidade, dependendo do cenário.

Gamificação na Educação

Gamificação na Educação

Tudo isso se deve também por um seguinte fator em nossa realidade aonde estamos lidando com a geração dos nativos digitais, onde qualquer ferramenta tecnológica para eles é algo simples e fácil de aprender, e eles certamente não passam despercebidos, estão por todas as partes, seja digitando através de um smartphone ou tablet, criando vídeos, compartilhando imagens, informações, aonde milhões de pessoas estão tendo acesso a todas essas ferramentas e informações.


E na sala de aula, não é diferente, quanto mais informações, recursos multimídias e novas possibilidades, tornam o aluno riquíssimo de conhecimento. Uma grande opção, que pode se tornar o ensino em sala de aula muito atrativo é a Gamificação.


Mas o que seria Gamificação?

Gamificação é a aplicação de jogos em vários contextos, entre eles a educação. Onde o professor pode inserir jogos como ferramenta de aprendizagem sobre um determinado assunto estudado em aula.

 Gamificação é a aplicação de jogos em vários contextos, entre eles a educação.

Gamificação é a aplicação de jogos em vários contextos, entre eles a educação.


Com a inserção da gamificação em aula, estamos diretamente tratando de algo totalmente interativo e estimulante para os alunos, onde criar e absorver tudo o que foi conhecido em aula, se torna muito fácil e multiplicador no conhecimento, pois abre muitas janelas para o aluno aprender, compreender e criar cada vez mais.


Ou seja, é uma grande forma de ensinar de uma maneira diferente, contextualizando com o tema abordado em aula.


Lembre-se: Gamificação não é utilizar um jogo pronto e deixar rolar, isso não é inserir da forma correta, isso é apenas transmitir e não mediar.

O professor pode inserir metas, desafios e algumas estratégias, tornando algo desafiador para o aluno, que faz ele buscar as respostas e mostrar excelentes resultados.

Com isso, através de pontuações, missões, desafios e até mesmo premiações, os alunos se envolvem nos desafios, tornando o estudo prazeroso, leve e simples de aprender.


Alguns exemplos para “gamificar”

Para as turmas iniciais (Educação Infantil ao Fundamental I – 5º Ano), uma ferramenta muito bacana para utilizar em aula, é o site Escola Games.

Através do site, encontramos jogos voltados para essa faixa etária, com todo o acompanhamento pedagógico, há uma variedade muito grande de temas como a matemática, geografia, história, língua portuguesa e entre outros.


Voo Educativo – Escola Games

Uma dica bem bacana de se usar com as turmas de Educação Infantil ao 1º Ano, seria utilizar o jogo “Voo Educativo”, onde o avião tem a missão de ser guiado, através das letras do alfabeto.

Voo Educativo – Escola Games

Voo Educativo – Escola Games

O jogo está disponível no site do Escola Games e também há a disponibilidade para tablets que pode ser feito o download pela a Play Store para sistemas Android ou na App Store para Ipads.

O professor pode inserir desafios aos alunos e até mesmo utilizar como forma de aprender o alfabeto.

Clique aqui e acesse o jogo Voo Educativo

Eu Sei Contar – Escola Games

Quanto a Matemática, o site conta com o jogo Eu Sei Contar, aonde o aluno terá alguns desafios matemáticos divertidos.

Eu Sei Contar – Escola Games

Eu Sei Contar – Escola Games

Ideal para crianças que estão iniciando a alfabetização, o jogo estimula a contagem dos números de 1 a 10. O Jogo possui disponibilidade apenas no site.

Clique aqui e acesse o jogo Eu Sei Contar

Aprenda a Contar – Escola Games

O jogo Aprenda a Contar é também uma opção excelente, as crianças utilizam com o jogo a prática de aprenderem a contar de 0 a 100, em três idiomas: inglês, português e espanhol.

Aprenda a Contar – Escola Games

Aprenda a Contar – Escola Games

O jogo está disponível no site do Escola Games e também há a disponibilidade para tablets que pode ser feito o download pela a Play Store para sistemas Android ou na App Store para Ipads.

Clique aqui e acesse o jogo Aprenda a Contar

Livro e Game

A Literatura também pode ser utilizada na gamificação, o site Livro e Game conta com três importantes histórias clássicas da literatura brasileira.

Livro e Game

Livro e Game

Dentre as obras, estão “O Cortiço”, de Aluísio de Azevedo, “Memórias de um Sargento de Milícias”, de Manuel Antônio de Almeida e o clássico “Dom Casmurro” de Machado de Assis.

Clique aqui e acesse o jogo Livro e Game

A Gamificação nas aulas de Educação Tecnológica da EnsinoIP

Nas aulas de Informática Educacional da EnsinoIP, a Gamificação já está acontecendo!

Os Alunos do 6º Ano estão conhecendo o tema “Consumo Consciente” e através desse tema estão criando um game de perguntas e respostas através da plataforma Classtools.


Os alunos estão muito entusiasmados, pelo o fato de poder conversar e discutir sobre a conscientização e por se tornarem desenvolvedores de um game feito por eles mesmos.


Já com as turmas de 7º Ano, não é diferente! Os alunos estão conhecendo um pouco mais sobre o tema “Poluição nas águas”.


Após todas as conversas, explanações e discussões sobre o tema os alunos irão desenvolver a releitura do clássico game Arkanoid, da Atari. Aonde terão o desafio de eliminar os resíduos jogados no mar.


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Autor do Post:

Guilherme Pastorelli Guilherme Pastorelli – Supervisor Técnico de Informática na EnsinoIP.

Guilherme Pastorelli – guilherme@ensinoip.com.br


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Posted in Educação, Projetos EnsinoIP.