Informática Educacional EnsinoIP

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page

As TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) chegaram às escolas. No entanto, como utilizá-las ainda é um desafio para muitos educadores. Por isso, a EnsinoIP desenvolveu uma metodologia de ensino que possibilita a inserir a tecnologia no ambiente escolar de forma efetiva, fazendo com que o aluno se aproprie da tecnologia em benefício de seu aprendizado.


Projetos desenvolvidos com a Informática Educacional da EnsinoIP

O trabalho desenvolvido pela EnsinoIP tem como diferenciais o aprendizado em duas frentes: o reconhecimento efetivo e sistemático das ferramentas de informática mais comuns no mercado atual e programação (através de nosso material didático) aliado ao desenvolvimento de projetos educacionais que tornem o aluno um construtor de seu conhecimento. Desta forma, se de um lado ensinamos sistematicamente como funciona um software simples como o Microsoft Power Point para alunos de 8 anos, de outra ponta ele cria uma apresentação baseada em um tema acadêmico fazendo da tecnologia o pano de fundo.

Mais um diferencial positivo de nosso trabalho é a aplicação da metodologia tendo como mediadores profissionais da EnsinoIP. Nossos professores estão preparados para dominar as novas tecnologias sem esquecer ingredientes como didática de ensino, afeto e acolhimento, que fazem das aulas de Informática Educacioal um espaço propício para a exploração da criatividade e da tecnologia.

Por fim, nossos alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental II também contam com o uso de tablets. Desta forma, as aulas são complementas com momentos onde o aluno não só aplica esta ferramenta em benefício da educação, mas aprende que ela não é somente um objeto de recreação e comunicação, mas sim um novo instrumento que pode beneficar seu aprendizado.

Galeria de Fotos & Vídeos de Nossos Projetos

» Projetos Interdisciplinares – Tecnologia aliada ao conhecimento – Alunos EnsinoIP

Estes são alguns dos inúmeros projetos desenvolvidos por nossos alunos nas aulas de Informática Educacional utilizando nossa metodologia de Ensino. Somente em 2013 foram desenvolvidos mais de 200 projetos junto aos alunos de nossas escolas parceiras.

» Oficina de Férias

Oficina de Férias

Oficina de Férias

Como funciona

Com atividades diversificadas e temas focados no público infantil, as oficinas de férias são momentos de explorar a criatividade e permitir que os alunos tenham um contato diferenciado com as tecnologias. Elas são oferecidas sempre nas duas primeiras semanas do mês de julho.

Quem pode participar

Alunos de Educação Infantil

» IPTEC

IPTEC

IPTEC

Como funciona

Um evento anual em que a equipe da EnsinoIP expõe à toda comunidade escolar os projetos interdisciplinares desenvolvidos durante as aulas. Além disso, é uma oportunidade de elucidar dúvidas e apresentar detalhadamente nossos objetivos tecnológicos e pedagógicos. Geralmente ocorre no mesmo dia da Mostra Cultural e reuniões de pais.

Quem pode participar

Todos os nossos parceiros

» Criação de Games

Utilizando o Scratch, software de programação para crianças e jovens desenvolvido pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) os alunos das turmas de informática educacional desenvolveram o protótipo de um game utilizando a linguagem de programação.

Além do raciocínio lógico, o projeto privilegiou a capacidade de trabalhar em grupo e o desenvolvimento de estratégias para criação de projetos. Mas o melhor é que eles descobrem o prazer em aprender e já querem aprimorar o jogo com inserção de níveis de dificuldade e novos gráficos!

» Confira o Jogo desenvolvido

» Projeto Cultura geral dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro

Projeto desenvolvido por alunos de Ensino Fundamental II com o objetivo de ilustrar o conteúdo aprendido em sala de aula abordando a cultura geral dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Foi a primeira experiência da turma com o Prezi.

Motivos para estudar programação

Entenda porque a EnsinoIP quer levar o estudo de Linguagem de Programação à Educação Infantil.

Vamos conversar? Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante!