Memória Saudável com Pequenos Hábitos

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Somos animais privilegiados, possuímos nosso cérebro como principal órgão do sistema nervoso, com mais de 86 bilhões de neurônios e 10.000 conexões sinápticas – zonas com terminações nervosas – e com a possibilidade de armazenamento de informações e raciocínio lógico, que contemplam nossa inteligência.

Memória Saudável com Pequenos Hábitos

Memória Saudável com Pequenos Hábitos

Mas, como todo sistema, uma hora ele pode falhar. No entanto, existem pequenos hábitos que podem contribuir, e muito, para preservação do nosso cérebro e da nossa memória.


Alimente-se Bem e Pense Bem

Comer certo, além de proporcionar a melhora do bem estar físico, ajuda na prevenção da memória.

De acordo com a Nutricionista Tatiana Zanin, alimentos ricos em ômega 3 são essenciais para que nosso cérebro funcione bem.


Alimentos como peixe, frutas secas, sementes e castanhas ajudam na comunicação entre as sinapses do nosso cérebro. Já as frutas e legumes ajudam a proteger as células cerebrais, fortalecendo a memorização e evitando o esquecimento.


A nutricionista ainda dá dicas de melhorar a performance de memorização com o consumo de alimentos estimulantes que produzem o aumento da concentração, como um cafezinho de manhã e um tablete de chocolate meio amargo após as refeições.

Veja este vídeo com mais dicas sobre alimentação saudável para memória:


Uma dica importante dada pela nutricionista – inclua ao menos um desses alimentos todos os dias a cada refeição.


Uma Imagem Vale Mais que Mil Palavras

De acordo com Nelson Dellis, Campeão da Memória nos Estados Unidos, para manter uma boa memorização devemos sempre associar a informação a uma imagem.

Por mais difícil que seja em muitas ocasiões, ao associarmos textos a objetos, pessoas ou lugares teremos a memória visual daquela informação, e que nos trará a informação contextual.


Essa é uma boa dica para educadores – integrem o contexto junto a representação visual para auxiliar os alunos a entenderem e memorizarem o conteúdo abordado em aula.


Uma prova disso, é o desafio de memorização apresentado pelo vídeo abaixo. Faça o teste!


Lembra aquela dica que todo professor dá aos alunos quando se veem a frente de uma apresentação: “Coloque apenas alguns tópicos na apresentação e dê preferência às imagens?” Então, faça valer no dia a dia da sala de aula.


Exercite o Corpo e a Mente

Comprovadamente por vários estudos científicos, quanto mais atividades intelectuais realizamos, melhor nossas funções cerebrais ficarão.


Aprender outra língua, fazer palavras cruzadas, aprender a tocar um instrumento e até mesmo aprender a praticar um esporte diferente faz com que nosso cérebro se “exercite” e se mantenha saudável.


E falando em esportes, a prática regular de atividade física é um dos fatores essenciais para se manter com a mente sã.


Um estudo feito pela neurologista Sonia Brucki, constatou que pessoas que praticam atividade física regularmente têm 38% menos risco de baixa nas funções cognitivas, em relação a sedentárias.


Tenha “Vida Social” e não apenas “E-Social”

Manter amizades e um convívio social ajuda na troca de experiências, aprendizado e melhora o desempenho cognitivo.

Vale ressaltar que o celular e o computador podem ajudar na comunicação, mas não substituem o contato físico.

Converse mais, digite menos.


Autor do Post:

Renato Bongiorno Renato Bongiorno – Analista de Social Media & Web Designer. Professor de Tecnologia Web e Palestrante.

Renato Bongiorno – contato@bongiornoweb.com.br



Fontes:
» Exame – 7 truques e hábitos para melhorar de vez sua memória
» Alimentos para Melhorar a Memória – Boa Saúde
» Wikipedia

Deixe seu comentário pelo Facebook da EnsinoIP:

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page
Posted in Educação, Saúde & Trabalho.