O que Aprendemos com Baymax

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Anualmente, desenvolvemos o Desafio de Robótica, uma atividade voltada aos alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I na qual trabalhamos um tema do universo infantil, integrando a robótica como ferramenta de aprendizagem.

O que Aprendemos com Baymax - Desafio de Robótica EnsinoIP

O que Aprendemos com Baymax – Desafio de Robótica EnsinoIP

Quem é professor e ama sua profissão, geralmente carrega consigo uma característica interessante: uma espécie de radar para reconhecer oportunidades de aprendizagem.


Comigo isso acontece sempre. Um jogo, um vídeo, um filme, um livro, enfim, vez ou outra reconheço neles um objeto de aprendizagem e já me pego imaginando como isso pode ser transformado em um projeto e aplicado por nossa equipe de profissionais.


Não foi diferente quando assisti operação “Big Hero 6”. A empolgação começou logo nas primeiras cenas. Como todo aquele universo poderia ser transmitido para a sala de aula?


Quando ouvi a menção às leis da robótica ou Hiro foi apresentado ao laboratório de invenções, era nítido que ali se encontrava uma oportunidade incrível para nossos alunos. Assistir ao filme em 4D foi a “cereja do bolo”. Deixei o cinema pronta para colocar diversas ideias no papel.


Tema escolhido para o Desafio de Robótica EnsinoIP 2015 – “Operação Big Hero”

Resumidamente os alunos iram desenvolver um desafio diferente de montagem para cada faixa etária.

Atividades Campeonato de Robótica EnsinoIP

Atividades Campeonato de Robótica EnsinoIP

Por exemplo, um meio de transporte para o robô, um companheiro de aventuras para Baymax, entre outros- e realizariam uma atividade escrita, onde abordamos conceitos de robótica, história da robótica, personalidades importantes no cenário da robótica e trabalho em equipe.


Para deixar a atividade mais interessante, convidamos uma artista plástico para desenvolver um boneco Baymax de aproximadamente dois metros de altura e os capacetes das personagens Honey Lemon e Hiro Hamada.

Ainda assim muito se falava no pouco interesse das meninas em relação ao filme ou que eles achariam tudo muito “infantil”, especialmente os alunos de 4º e 5º ano que já estão maiores e não se interessariam por um filme, pois “o universo deles agora é o dos videogames”.


Outro ponto é que a atividade escrita poderia ser vista como uma “prova” e geraria certa tensão nos alunos. Pois é, alguns paradigmas precisariam ser quebrados. Ouvi até que os alunos iriam ter “vergonha” de tirar foto com o personagem.


Mas não desistimos. Tenho a sorte de ter ao meu lado pessoas tão apaixonadas por educação quanto eu e fomos em frente.


Desafio pronto, começamos a aplicar. Foram mais de 1.500 alunos envolvidos neste processo. Brilho no olhar. Foi isso que percebemos em nossos alunos ao se deparar com o Baymax.

Eles estavam frente a frente com um herói! Os robôs que estudam no material didático se materializou na frente de cada um deles. As montagens foram incríveis! Com entusiasmo os grupos discutiram ideias, buscaram soluções e deixaram a imaginação protagonizar a aula.


A atividade escrita foi uma consequência tranquila e natural que “encerrava” um ciclo de duas aulas de aprendizado.

Os alunos realizaram até mesmo uma autoavaliação de sua postura frente ao grupo, observando se foram, de fato, bons companheiros de equipe, tal qual os heróis do filme.

Alunos EnsinoIP com sue amigo "Baymax"

Alunos EnsinoIP com sue amigo “Baymax”


A atividade encantou não só os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Muitos alunos do Ensino Fundamental II se aproximaram de Baymax e fizeram a tradicional “selfie” com a visita ilustre.


Aprendemos com Baymax que nossas crianças querem magia. Elas querem ser tratadas como crianças.

Eles nos ensinaram que não precisamos buscar no universo adulto o ponto de envolvimento e conexão. É preciso respeitar o momento deles. É preciso deixá-los sonhar com super heróis, princesas, viajar na imaginação, tornar o impossível algo possível e simples.


O tema do desafio de 2016 já está definido. Porque a imaginação deles alimenta a nossa imaginação!


Autora do Post:

Andréa AngelisAndréa Angelis – Mãe e Diretora Educacional da EnsinoIP. Fundadora da empresa há mais de 16 anos.

Andrea Angelis – andrea@ensinoip.com.br



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Posted in Educação, Projetos EnsinoIP.