O que é ser “Pedagogo”? O Pedagogo e seus espaços…

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page

O que é ser “Pedagogo”?

O termo Pedagogia vem do grego PAIDÓS, que significa criança, e AGODÊ, que quer dizer condução.

Portanto, pedagogo é aquele que conduz crianças.

O que é ser “Pedagogo”?

O que é ser “Pedagogo”?

Na Grécia Antiga era tido como “aquele que guia”, pois eram escravos que acompanhavam os filhos de seus “donos”, os quais sentavam-se aos pés dos “paidagogos” para ouvirem seus ensinamentos.


Então, ser pedagogo é só conduzir crianças a escolas?

Na contemporaneidade, ser pedagogo é ir além da sala de aula.

Na contemporaneidade, ser pedagogo é ir além da sala de aula.

Na contemporaneidade, ser pedagogo é ir além da sala de aula.

É ser responsável pelo processo educativo, é saber lidar com o diferente, sem preconceitos, é mediar e facilitar a aprendizagem independentemente da idade e ambiente. É uma profissão fundamental para o futuro dos indivíduos garantindo e melhorando a qualidade da educação.


No mercado de trabalho surgem para o pedagogo possibilidades diferentes de atuação profissional e em vários segmentos, como na educação, em organização não-governamentais, em instituições privadas e públicas, em hospitais, nas empresas de comunicação e consultorias, pois são ambientes que geram aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional.


Como o pedagogo pode contribuir nestes segmentos?

Como atualmente vivemos numa sociedade que valoriza o conhecimento, a profissão pedagogo é requisitada tanto por instituições escolares como espaços não escolares.


O pedagogo não é apenas um profissional da educação atuando somente em escolas. Ele é um importante facilitador da transmissão do conhecimento e aquele que agrega valor no desenvolvimento das pessoas e das organizações.


Pedagogia na Escola

Pedagogia na Escola

Pedagogia na Escola

Participando da organização e gestão da escola, por meio de atividades que envolvam seleção e organização dos conteúdos, dos espaços, dos instrumentos de avaliação, a fim de favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos tanto social como cognitivamente.

Neste segmento ele ainda pode coordenar, implantar e implementar diretrizes de acordo com o Projeto Político-Pedagógico e com o Regimento Escolar. Pode ainda auxiliar o corpo docente, gerenciar e supervisionar a educação dentro da escola (MACHADO, 2013).


Pedagogia nas Instituições Privada e Pública

Pedagogia nas instituições privada e pública

Pedagogia nas instituições privada e pública

Atuando no contexto organizacional, com seu conhecimento pedagógico e relacionamento interpessoal, como um facilitador nos processos relacionados ao desenvolvimento de competências para o desempenho ideal de cada função.

Tanto em empresas públicas como privadas, este profissional pode trabalhar na área de Recursos Humanos, em Treinamento, Desenvolvimento e Educação; além de Recrutamento e Seleção e Gestão da Qualidade.


As possíveis ações desenvolvidas por ele são: planejar, desenvolver e administrar atividades relacionadas à educação; elaborar e desenvolver projetos; planejar e promover o desempenho profissional dos colaboradores da empresa; gerenciar e avaliar a aprendizagem, estimulando para a melhoria da qualidade dos processos da organização (MACHADO, 2013).


Pedagogia no Hospital

Pedagogia Hospitalar

Pedagogia Hospitalar

Buscando desenvolver atividades lúdicas e recreativas por meio de ações e intervenções que auxiliem a criança ou jovem hospitalizados a construírem um percurso cognitivo, emocional e social a fim de manterem uma ligação com a vida familiar e a realidade no hospital.


Esta ação do pedagogo na instituição favorece o processo de socialização da criança, de continuidade aos estudos paralelamente e de acolhimento e acompanhamento emocional, o que facilita a sua adaptação no ambiente e motiva-o em sua recuperação (GAUDÊNCIO, 2012).


Pedagogia nos Meios de Comunicação:

Assessorando na difusão cultural e na comunicação de massa, elaborando estratégias, atividades e instrumentos que permitam o aprendizageo por meio da comunicação (CERONI, 2006).


Pedagogia na Organização Não Governamental

Pedagogia na organização não governamental

Pedagogia na organização não governamental

Desenvolvendo ações educativas no campo extraescolar, o que exige do pedagogo uma formação profissional em sintonia com as exigências da sociedade.


Este profissional deve ter compromisso e envolvimento com o trabalho, conhecimento da educação, disponibilidade de horário, conhecimento de princípios de educação popular, compreensão de projeto social, administrativo e operacional, experiências com metodologias participativas, além de ter habilidade de escrita e leitura (SARAIVA, 2011).


Pedagogia em Consultoria, Sindicatos, Turismo, Museus

Atua no planejamento, coordenação e execução de projetos de educação formal; no desenvolvimento de atividades educativas para obter conhecimento de uma localidade, sua história e cultura; e no desenvolvimento de atividades educativas dentro de museus juntamente com uma equipe interdisciplinar (CERONI, 2006).


Ser Pedagogo: um desafio, muitas gratificações!!!!

“Antes, a pedagogia era restrita às séries iniciais e a determinadas funções na escola. Hoje pode ser uma aliada em outras áreas, nas quais os pedagogos se inserem em equipes multidisciplinares (AVANCINI, 2015).

Ser Pedagogo: um desafio, muitas gratificações!!!!

Ser Pedagogo: um desafio, muitas gratificações!!!!

Durante a graduação de Pedagogia, eu sabia o que eu não queria:

Trabalhar com o aprendiz somente dentro das “quatro paredes” da escola. Eu era uma aluna inconformada com o modelo de educação e isso me moveu para a trajetória que segui.


Durante muito tempo atuei na área de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal, o que me fez crescer enquanto “gente” e profissional ética e feliz. Eu tinha como missão despertar os talentos das pessoas dentro da organização satisfazendo a empresa, o funcionário e seus familiares.


Acompanhar o crescimento pessoal e profissional das pessoas, comprovavam que ser pedagogo valia muito a pena!


Minha inquietação me trouxe como supervisora educacional a uma instituição de educação profissional que possibilita os alunos a se qualificarem, requalificarem, a se colocarem e recolarem no mercado de trabalho. Todos num itinerário formativo para competir no cenário competitivo.


E, não parei por ai! Sabe por que? Porque as pessoas não têm tempo para ir à escola, por conta de tantos compromissos e dificuldades financeiras para custear a locomoção.


Como fazer para estudar então com tantas “pedras no caminho”?

Ser Pedagogo: um desafio, muitas gratificações!

Ser Pedagogo: um desafio, muitas gratificações!

Fui buscar uma especialização na mediação pedagógica à distância, o que possibilitou a atuação num novo desafio como tutora do ensino superior no curso de Pedagogia. Isto me motiva a continuar nesta profissão, pois os alunos que antes não conseguiam estudar, voltam para a escola para realizar seu sonho da formação superior.


Mesmo enfrentando muitos desafios todos os dias, tudo se torna leve quando se sente que fazemos pessoas mais realizadas e felizes.


Autora do Post:

Regina TagavaRegina Tagava – Supervisora Educacional do SENAC Santo André, Professora e Tutora do curso de Pedagogia na Faculdade Estácio.

Regina Tagava – regina_nagamatu@hotmail.com


Deixe seu comentário pelo Facebook da EnsinoIP:

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page
Posted in Educação.