O que é Ser Tolerante?

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Vivemos num tempo em que a humanidade está doente. Um mundo onde a palavra “TOLERÂNCIA” parece ter sido esquecida por grande parte das pessoas.


Pensando nisso, resolvemos te incomodar com a seguinte pergunta. Como anda sua tolerância?

O que é Ser Tolerante?

O que é Ser Tolerante?

Tolerância vai além do agir e falar. Vale também no “pensar”.

Sabendo que o ser humano é privilegiado com o livre arbítrio do pensamento, temos o direito de desejar o que queremos, a quem queremos.

Podemos desejar o bem, o mal, o sucesso ou o fracasso de inimigos, amigos e familiares.

Como disse o médico psiquiatra Flávio Gikovate em um de seus comentários para rádio CBN:


“Se a morte desejada em pensamento fosse concretizada, não existiria mais vida na terra, pois todos somos amigos e inimigos para alguém”


E como sugere o filósofo francês Jean-Paul Sartre em uma de suas teses:


“O ser humano está condenado a ser livre…”


Essa condenação vai de cada um, depende do que se pensa. O sentimento de culpa ou alívio é da responsabilidade do pensamento de cada pessoa.

O perigo mora entre a fronteira do “pensar” e “agir”, e é nessas horas que entra em vigor a tolerância.


A hora do agir é o momento em que devemos avaliar se tal comportamento vai, ou não, nos prejudicar e prejudicar aos outros. Se a resposta for positiva, guarde a ação em pensamentos. O problema, é quando isso não acontece…


Afinal, o que significa tolerância?

A tolerância, segundo o Priberam Dicionário significa:


Boa disposição dos que ouvem com paciência opiniões opostas às suas.


Nem todo mundo é aberto a críticas, mas critica livremente a atitude dos outros, refletindo na maioria das vezes em inveja, não no sentido positivo da inveja, mas no sentido negativo e vingativo – ver nos outros a atitude que não é capaz de fazer para si mesmo.

E é nessa adversidade à críticas que acontecem as atrocidades. Terrorismos, assassinatos, violência de todos os tipos – contra a mulher, no trânsito, na educação – e um tipo de violência que pode trazer prejuízos irreparáveis: a violência verbal.

A violência verbal hoje vai além do que se “fala”, mas também vale para o que se escreve.


Textos em Redes Sociais não expressam sentimentos, e o cuidado para não ser “intolerante” deve ser ainda maior. Se seu comentário não for acrescentar em nada, é simples, não poste.


Responda para si mesmo: Quantas vezes você ligou para serviços de suporte, como por exemplo Internet, TV a cabo e foi “intolerante” com o atendente do outro lado da linha?

Será que é correto pensar:


“Já que você que me atendeu, é você quem vai ouvir…”


Somente quando a moeda “vira” de lado, e que sentimos na pele as dores da intolerância é que pensamos nas ações e palavras já proferidas.

Ninguém é obrigado a gostar de ninguém, mas somos obrigados a respeitar o espaço e a opinião de cada um.


Essa breve reflexão, é apenas um forma para você lembrar que não é o único no mundo e que suas ações interferem no bem estar de quem está ao seu redor.


Pense nisso!


Autor do Post:

Renato Bongiorno Renato Bongiorno – Analista de Social Media & Web Designer. Professor de Tecnologia Web e Palestrante.

Renato Bongiorno – contato@bongiornoweb.com.br



Deixe seu comentário pelo Facebook da EnsinoIP:

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page
Posted in Responsabilidade Social, Saúde & Trabalho.