Como seu perfil pode impactar na sua vida profissional?
Avalie o seu comportamento nas Redes Sociais e garanta uma imagem verdadeira sobre quem você realmente é!
Atualmente no ambiente das redes sociais a sua identidade é definida pelo que você posta, curte, comenta ou compartilha. Sabendo que:
O tempo gasto do brasileiro de Outubro de 2014 a Março de 2015 nas redes sociais é de 60% maior do que a média mundial – 21.2 minutos por acesso, com uma média mensal de 9.7 horas por pessoa, os brasileiros navegam cerca de 650 horas nas redes sociais por mês.
Fonte: Fonte: comScore, Inc., Media Metrix, BR, Home & Work, Indivíduos: 6+, Outubro 2014 – Março 2015
É bom tomar cuidado com o que faz. Uma vez publicada uma informação na internet saiba que nunca mais ela será excluída.
Mesmo você apagando da sua “timeline” ou no caso dos emails deletando da lixeira, a informação ficará armazenada nos servidores de cada plataforma.
Todo cuidado é pouco! De acordo as informações divulgadas no I Congresso de Educação Digital ocorrido em maio/2015 na FecomercioSP:
Cerca de 43% das empresas analisam o perfil dos candidatos nas redes sociais antes de contratar.
Motivos que levam os empregadores a desistirem das contratações
Entre os principais tipos de comportamento indevido nas redes sociais, os principais são::
- 36%: Posts de fotos ou informações provocativas ou inapropriadas. O famoso: “Sexta, vem ‘ni’ mim”
- 41%: Fotos com bebidas ou drogas
- 36%: Falou mal do ex-empregador
- 32%: Não sabe se pronunciar bem nas redes sociais. Se você escreve errado, provavelmente fala errado!
- 28%: Comentários discriminatórios
- 25%: Mentiu sobre qualificações
- 24%: Compartilhou informações confidenciais da empresa
- 22%: Posts que subentende-se envolvimento criminal
- 21%: Adotou um “nickname” – apelido não profissional para rede – “Gatinho” ou “Gatinha” não da né?!
- 13%: Mentiu sobre uma ausência. O famoso: “Faltou no trabalho e postou foto na praia…”
Então você deve estar pensando: “Não vou postar mais nada..!” Aí que você se engada, você deve postar sim!
Cerca de 33% dos empregadores encontraram candidatos pelo bom conteúdo postado e para 23% dos empregadores as informações publicadas nas redes sociais foi o ponto crucial na tomada de decisão para contratação.
Os interesses dos empregadores ao consultarem um profissional nas redes sociais
O que os empregadores querem ver na sua timeline:
- 46%: Boa personalidade, alinhando-se a cultura da empresa
- 45%: O histórico do candidato sustentavam suas qualificações profissionais
- 43%: O candidato possuía um site com uma boa imagem profissional
- 40%: Perfil com amplo raio de interesse
- 36%: Criatividade
- 31%: Prêmios e menções honrosas
- 30%: Outras pessoas haviam citado o candidato positivamente
- 24%: O candidato havia interagido no perfil da empresa
- 14%: Candidato com grande número de seguidores, o que sustenta formação de opinião
Que tipo de pessoa você é nas redes sociais?
Para realizar uma mudança no seu comportamento nas redes sociais, é recomendado que você descubra inicialmente que tipo de pessoa que você é nas redes sociais de acordo com o seu comportamento.
Veja uma lista dos principais tipos de perfis:
» Hater
Odeia tudo e a todos. Adora expressar seu desanimo e critica quase tudo que aparece na sua timeline.
» Troll
Provocativo. Adora incomodar as pessoas, seu objetivo está em ridicularizar pessoas tirando-as do controle emocional
» Narcisista
Desesperado por likes. Sua vida se resume na quantidade de likes que obtém de suas postagens.
» Otimista
Retrata a falsa “felicidade” das redes sociais. É quase um Super Herói. Sua vida é perfeita, seu emprego é perfeito, sua família também é perfeita, sua namorada(o) é a mais linda(o) de todos, não choveu um dia nas suas férias…e assim vai.
» Bisbilhoteiro
Tem o perfil apenas com o objetivo de “xeretar” a vida alheia.
» Inexistente
Não aparece. Não comenta, não posta.
» Reprodutor
Curte tudo, compartilha tudo, principalmente o que não deve.
» Promoter
O baladeiro. Marca todo mundo nos eventos onde vai.
» Gamer
“Fulano convidou você para jogar Candy Crush Saga”. É aquela pessoa que só usa a rede para jogar e entope sua timeline de solicitações.
» Egocêntrico
Acha que tudo o que faz é importante para os outros. É o tipo de pessoa que coloca: “Acordei”, “Cheguei no trampo”, “Deitei”, “Bora almoçar” … como se isso fosse mudar a vida de alguém.
» Comida
Posta fotos de TUDO que come – como se tudo o que se come no dia a dia tivesse uma “cara” bonita.
» Geek
Não pode ver uma novidade de tecnologia que posta, e se ninguém comenta, ele mesmo comenta e fica feliz.
» Apaixonados
Ama tudo e todos, desde a família ao post-it sobre a mesa do escritório.
» Turista
Não importa para onde viaja, posta fotos, comenta sobre o clima, o que fazer, etc.
» Profissional
Só posta assuntos que tem a ver com seu perfil profissional, mesmo que muitas vezes não interesse aos outros.
» Criativo
Sempre posta suas ideias como se fossem as mais criativas do mundo, o que nem sempre é verdade…
Postou? Tá na rua!
Conheça alguns casos famosos de quem postou e como consequência foi demitido.
“Uma concessionária de motos do interior de São Paulo demitiu por justa causa um de seus funcionários porque ele “curtiu” no Facebook os comentários ofensivos à empresa e a uma das sócias da companhia.”
“A Justiça do Trabalho do Ceará considerou justa a demissão de um rapaz que estava em licença médica. Ele postou fotos na internet em que aparecia se divertindo. Churrascos, festas, inclusive com ingestão de bebidas alcoólicas, comportamento que não condiz de forma alguma com a situação de enfermidade”.
“O diretor comercial da Locaweb, Alex Glikas, foi demitido da companhia por enviar mensagens provocativas aos torcedores do São Paulo Futebol Clube pelo Twitter. Na ocasião a Locaweb patrocinava o time do São Paulo.”
E eu? Como sou nas redes sociais?
“Tenho perfis específicos dentro das redes que participo, sempre respeitando o tipo de post esperado em cada uma delas. Por exemplo, no Twitter e no Facebook tenho um postura mais Geek e Profissional, gosto de compartilhar trabalhos que realizo, novidades tecnológicas – principalmente voltadas ao mercado web – e informações de marketing digital como infográficos e relatórios.
No Instagram confesso que tenho um perfil “COMIDA”, na verdade “CAFÉ”, como aprecio muito um bom café, sempre que vou a alguma cafeteria, não resisto e compartilho fotos dos diferentes tipos de café que consumo.
Gosto sempre de publicar comentários – para muitos críticos – mas que tem como objetivo fazer as pessoas pensarem antes de postarem qualquer bobagem. Um exemplo foi na ocasião da morte do guitarrista BB King. É muito comum as pessoas postarem homenagens a celebridades sem nunca antes ouvirem falar…
Agora vai surgir milhares de fans do BB King nas timelines em 3…2…1…
— Renato Bongiorno (@bongiornoweb) May 15, 2015
E você, já descobriu seu tipo de perfil nas Redes Sociais?
Autor do Post:
Renato Bongiorno – Analista de Social Media & Web Designer. Professor de Tecnologia Web e Palestrante.
Renato Bongiorno – contato@bongiornoweb.com.br
Fontes:
– Recomendações e boa práticas para o uso seguro das redes sociais para toda família – OAB São Paulo
– Você S/A – Edição 203 – Maio 2015 – Página 19
– InfoExame: Tuíte causa demissão de diretor da Locaweb
– G1: Justiça julga válida demissão com justa causa por ‘curtida’ no Facebook
– G1: Jornal Nacional: Fotos na internet dão demissão por justa causa a funcionário
-Post Planner: 10 Social Media Personality Types – Which One Are You?