Saiba da Importância do Brincar para o Desenvolvimento Neuropsicomotor da Criança

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Brincar pode ser definido como uma atividade espontânea, intrinsecamente motivada, auto-regulada e requer envolvimento pessoal da criança.

Saiba da Importância do Brincar para o Desenvolvimento Neuropsicomotor da Criança

Saiba da Importância do Brincar para o Desenvolvimento Neuropsicomotor da Criança

Inclui exploração, mistério, tomada de decisão, realização, aumento da motivação e competência (Missiuna; Pollack; 1991).

O primeiro brinquedo da criança é o corpo, quando começa a se descobrir; e todo brinquedo deve despertar prazer e interesse para favorecer a aprendizagem.

Benefícios do brincar

  • É o principal meio de aprendizagem da criança (Des, 1967);
  • Deve fazer parte do desenvolvimento infantil;
  • Oferece oportunidades de descobrir os efeitos das suas ações sobre pessoas, objetos e ambientes;
  • Promove ensaio de papéis sociais e ocupacionais;
  • Desenvolve o controle sobre sua localização no espaço, as funções intelectuais, a linguagem e o relacionamento com as pessoas;
  • permite à criança explorar suas próprias capacidades, aprendendo a lidar com a ansiedade, frustrações, regras, limites, derrotas e vitórias; as quais nada mais são consideradas situações que lidamos futuramente no cotidiano.

E o Brincar para a Criança com Deficiência?

Crianças com deficiências devem brincar, porém devemos ter a atenção ao escolher os brinquedos com características específicas e adaptações conforme a necessidade da criança para não ocasionar frustração.


Além disso, deve-se considerar também as capacidades motoras, cognitivas, sensoriais e o mais importante, o interesse da criança.


O brincar pode ser facilitado através da intervenção do adulto propiciando uma experiência lúdica mais proveitosa, ou até mesmo com a introdução de brinquedos adaptados.


Dicas para tornar a brincadeira mais acessível à criança deficiente:

  • Organize o tempo e o espaço para as brincadeiras ocorrerem: um cantinho na parede do quarto e caixa para guardar os brinquedos;
  • Posicione a criança adequadamente para não ocasionar posturas compensatórias e comprometer sua segurança. Na dúvida, converse com o terapeuta ocupacional que o (a) acompanha;
Cadeira de posicionamento

Cadeira de posicionamento

Algumas crianças necessitam de adaptações para o brincar, como atividades com velcro, figuras ampliadas, brinquedos imantados, adaptadores para preensão, livros adaptados para contar histórias, brinquedos com acionadores quando há dificuldades em manipular de forma adequada com os membros superiores, dentre outros.

O terapeuta ocupacional da criança pode auxiliar neste processo.

Cadeira de posicionamento adaptada conforme a demanda motora da criança; indicada para criança que já tem melhor controle de tronco, podendo ser usada para o brincar ou no momento do banho.


Seguem algumas brincadeiras adaptadas:

Atividade de encaixe para estimular coordenação motora fina com facilitador de preensão (Melissa&doug)

Atividade de encaixe com o objetivo de estimular coordenação motora fina com facilitador de preensão (Melissa&doug)

Livro de histórias adaptado com os personagens da Galinha Pintadinha, aderidos com velcro para criança puxar e se divertir

Livro de histórias adaptado com os personagens da Galinha Pintadinha, aderidos com velcro para criança puxar e se divertir


Adaptador de preensão do lápis para facilitar a escrita e posicionamento adequado de punhos e dedos.

Ajuda a criança com comprometimento motor a manter o lápis em mão.

Adaptador de preensão

Adaptador de preensão


Atividades de puxar feita com papelão e as peças com velcro para estimular pinça, conceitos de frutas e formas e conceito espacial.

Atividades de puxar feita com papelão e as peças com velcro p

Atividades de puxar feita com papelão e as peças com velcro p


Fica a dica: QUALQUER CRIANÇA QUE NÃO BRINCA, NÃO APRENDE!


Autora do Post:

Dra. Marcela Ap. dos SantosDra. Marcela Ap. dos Santos
– Terapeuta Ocupacional Crefito-3/8653-TO. Graduada pela UFSCAR, Terapeuta em baixa visão pela UNIFESP. Atualmente trabalha no Instituto de Medicina Física e Reabilitação da rede Lucy Montoro (IMREA HCFMUSP) – Atendimento Clínico e Domiciliar – Apoio a Inclusão Escolar.

Dra. Marcela Ap. dos Santos – marcelasantos.to@gmail.com


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Posted in Educação, Responsabilidade Social.