“Você não faz mais do que sua obrigação!” Quantas vezes você ouviu isso?

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page

“Você não faz mais do que a sua obrigação!”

Esta frase, tão usada por muitos de nós, acabou por sentenciar quase à extinção a virtude da gratidão.

“Você não faz mais do que sua obrigação!” Quantas vezes você ouviu isso?

“Você não faz mais do que sua obrigação!” Quantas vezes você ouviu isso?

Em uma posição obtusa quanto aos acontecimentos da vida, concluímos que todos agem ao nosso redor em uma ligação de obrigação para conosco e com o mundo, não outorgando ao outro o direito de ser o que é, com suas qualidades e seus defeitos.


Tal contemplação ignora a necessidade de grandiosa orquestração para que a vida soe aos nossos ouvidos com a musicalidade de sempre.

Na posição de insaciáveis credores, exigimos do outro condutas específicas nas quais descartamos sua individualidade e por conseqüência somos envolvidos em uma perene sensação de decepção, nos tornando seres melindrados e frustrados.


O sentimento de gratidão vem nos bater à porta como sublime solução para a amargura da hipocrisia dos que se acham auto-suficientes e perfeitos.


Obvio é que o sentimento de gratidão não se adquire instantaneamente, mas se figura como resultado de enorme esforço, um convite insistente para alterar nosso padrão de comportamento.

A gratidão passa a ser um indutor de ações e reações

A gratidão passa a ser um indutor de ações e reações

Nessa nova proposta muitas vezes teremos a difícil tarefa de praticar a indiferença diante da maldade e perversidade alheias. Porém, a sensação estranha e maravilhosa que nos invade ao sentirmo-nos gratos ultrapassa todo e qualquer desgaste adquirido nesse empenho.


Ademais, já está comprovado que o indivíduo grato é mais gentil, mais generoso e mais humilde, o que faz com que conviva bem consigo e com o outro.


Sendo assim, a gratidão passa a ser um indutor de ações e reações, um modus vivendi.


Aquele que alcança essa concepção, passa a agradecer tudo aquilo que lhe ocorre, o bem que recebe, o mal que não lhe sucede e o mal que lhe atinge, pois infere que mesmo as intempéries carregam seu montante de aprendizado.


Os Benefícios da Gratidão para sua vida

Gustavo Carvalho, especializado em Neurociência e Coach nos mostra como a gratidão melhora nossa vida cientificamente, assista ao vídeo:


Renove-se! Tenha mais Gratidão!

Desfechando esse texto deposito aqui meu profundo desejo de renovação mental a todos aqueles que almejam um viver imbuído de avença com o mundo e a coletividade.

» Que os outros reclamem de acordar cedo que você agradeça a oportunidade de despertar.


» Que os outros reclamem de seus empregos, que você agradeça a oportunidade de ser útil.


» Que os outros reclamem do clima que você agradeça a oportunidade de contemplar as belezas de cada estação.


» Que os outros reclamem desse artigo que você agradeça a oportunidade de reflexão e que eu agradeça a sua atenção!


Autora do Post:

Samantha Di Pardo Pelosini MotaSamantha Di Pardo Pelosini Mota – Mãe, palestrante, educadora e co-fundadora do ABC do BEM.

Samantha Di Pardo Pelosini Mota – samanthapardo@yahoo.com.br


Deixe seu comentário pelo Facebook da EnsinoIP:

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page
Posted in Educação, Responsabilidade Social.