Todo cidadão tem direito recursos e serviços de Tecnologia Assistiva
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que existam no mundo inteiro, mais de 600 milhões de pessoas com deficiência, 10% da população global.
Tanto a acessibilidade quanto os recursos e serviços de Tecnologia Assistiva (TA) são direitos adquiridos pelo cidadão, garantidos pela legislação brasileira.
Só que na legislação brasileira, ao invés de encontrarmos o termo Tecnologia Assistiva, encontraremos o termo Ajudas Técnicas no Art.61 do Decreto 5296 de Dezembro de 2004.
Sendo assim, a Tecnologia Assistiva (TA) identifica todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente, promover Vida Independente e Inclusão.
Podemos considerar TA desde artefatos simples, como uma colher adaptada até os sofisticados programas especiais de computador que visam à acessibilidade; podem não requerer gastos financeiros muito altos e serem confeccionados com materiais de baixo custo.
Resume-se a qualquer recurso que melhore, mantenha ou aumente a capacidade funcional do indivíduo com algum tipo de incapacidade, seja ela motora, cognitiva, de comunicação, entre outros.
Categorias da Tecnologia Assistiva
A Tecnologia Assistiva classifica-se em categorias, seguem algumas:
» Adaptações para atividades da vida diária (ABVDs) e instrumentais da vida diária (AIVDs);
» Comunicação complementar e/ou alternativa;
Recursos de acessibilidade ao computador;
» Sistemas de controle do ambiente;
» Projetos arquitetônicos para acessibilidade;
» Órteses e próteses;
» Adequação postural em cadeiras de rodas e outros mobiliários para posicionamento;
» Auxílios de mobilidade;
» Auxílios para deficiência visual (DV) e deficiência auditiva (DA);
» Adaptações em veículos.
Tecnologia Assistiva no ambiente escolar
No ambiente escolar a criança com deficiência pode se beneficiar com os recursos da Tecnologia Assistiva, como:
- Lápis engrossado
- Cadeira de rodas
- Mesa adaptada
- Pulseira de chumbo
- Moldes vazados
- Tesoura adaptada
- Tarefas com contraste em alto relevo xerocada
- Prancha de comunicação complementar e/ou alternativa
Cabe ressaltar que, antes de usar com a criança, é necessária avaliação de profissionais especializados. Cada caso é um caso!
Estudos revelam que a Tecnologia Assistiva tem contribuído para a escolarização das crianças ao possibilitar o fazer, a participação mais efetiva nas atividades, o aprendizado, o posicionamento e têm melhorado a frequência na escola regular.
Para a efetivação e elaboração de estratégias funcionais e eficazes desse processo é essencial a proposta de trabalho intersetorial entre educação especial, professor, equipe de reabilitação/saúde, administradores, aluno e família.
EnsinoIP em Treinamento com a MTM sobre Tecnologia Assistiva
A EnsinoIP promove constantes treinamento para sua equipe lidar da melhor forma com recursos de Tecnologia Assistiva.
Autores do Post:
Equipe MTM – Empresa especializada em Educação Inclusiva.
Fontes: Alves, Ana Cristina J. ; Matsukura, Thelma S. A tecnologia assistiva no contexto da escola regular: relatos dos cuidadores de alunos com deficiência física Distúrb Comun, São Paulo, 23(1): 25-33, abril, 2011
Cook e djgh in Assistive Technologies: Principles and Practices, Mosby – Year Book, Inc, 1995
Schirmer, Carolina Rizzotto. Doutoranda do programa de pós-graduação em Educação UERJ
Tecnologia Assistiva nas Escolas – Recursos básicos de acessibilidade sócio digital para pessoas com deficiência, 2008