Muito se fala a respeito da necessidade urgente de reinventar modelos educacionais.
Iniciativas inovadoras e diferenciadas são divulgadas diariamente. Exemplos não faltam.

Iniciativas inovadoras e diferenciadas são divulgadas diariamente. Exemplos não faltam.
Podemos citar a abolição de divisão do conteúdo aprendido em matérias na Finlândia, a “Green School” criada por John Hardy em Bali ou a aplicação da tecnologia na Escola Estadual Jardim Riviera, em minha cidade, Santo André.
No entanto, alterar o padrão de ensino que se repete há décadas não é uma tarefa fácil e continuamos a investir nas mesmas ferramentas.
Receio que, exceto algumas iniciativas bem sucedidas, o processo educacional deixe de privilegiar adequadamente as chamadas habilidades para o século XXI.
Basicamente o sistema educacional transmite conteúdo, promove vivências pontuadas e aplica avaliações que estabelecem parâmetros de desempenho.
Como fica o aluno que não se encaixa neste modelo? Aquele que não sabe olhar para a prova e dizer: “Agora é tudo ou nada e eu vou devorar você!”. Como fazemos com aquele aluno que sabe te explicar um conceito através de um exemplo, porém não sabe defini-lo em uma frase tal qual o livro de física ou história apresentou?
Educação Tecnológica – Uma nova forma de educar
Temos o privilégio de atuar em uma área onde o aluno, de fato, tem oportunidade de demonstrar diferentes habilidades.

Campeonato de Robótica EnsinoIP
Promover este tipo de ação é um dos maiores objetivos das aulas de educação tecnológica. A robótica, por exemplo, oferece um excelente cenário para tal. Privilegiamos a discussão, o ensino através da prática, a troca de experiências, a colaboração, o trabalho em equipe e a resiliência.
Uma destas situações de aprendizagem mais instigantes para os alunos do Ensino Fundamental II é o Campeonato de Robótica.
Neste evento, equipes de alunos do 6º ao 9º ano se enfrentam em um desafio anual de lógica e programação. Engana-se quem acredita que para os alunos este é um momento de descontração. Pelo contrário. O aprendizado se dá através do envolvimento sério e efetivo dos alunos com o projeto apresentado.
Como em uma competição esportiva, o esforço, treino e superação são fatores decisivos para o sucesso da equipe. Assim, todo preparo que antecede o evento oferece às equipes a oportunidade de testar na prática os conceitos aprendidos em sala de aula.

Os Campeonatos de Robótica 2015 EnsinoIP já tiveram início.
Os campeonatos de 2015 já tiveram início. Ao observar a prática dos alunos, verificamos algumas situações bastante interessantes como:
» A alegria de um aluno com dificuldade de aprendizagem em ser líder da equipe campeã e responsável pelo controle do robô vencedor.
» A costumeira atenção aos detalhes das meninas e sua paixão por tecnologia que vai contra a crença dominante de que montar robô é tarefa de menino.
» A capacidade de foco de uma equipe ao ter que desmontar um mecanismo que não estava funcionando minutos antes do início da competição.
» As conversas e reflexões após a derrota, o “da próxima vez vamos fazer desta forma”.
» O processo de aceitação de um aluno nota dez frente ao último lugar de seu grupo lidando com a frustração.
» A explosão de alegria da vitória.
Entre tantas outras situações que nos fazem manter viva a certeza de que, apesar de todos os “poréns” os modelos educacionais podem ser alterados com esforço e dedicação.
Autora do Post:
Andréa Angelis – Mãe e Diretora Educacional da EnsinoIP. Fundadora da empresa há mais de 16 anos.
Andrea Angelis – andrea@ensinoip.com.br