Alterando Padrões Educacionais

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Muito se fala a respeito da necessidade urgente de reinventar modelos educacionais.

Iniciativas inovadoras e diferenciadas são divulgadas diariamente. Exemplos não faltam.

Iniciativas inovadoras e diferenciadas são divulgadas diariamente. Exemplos não faltam.

Iniciativas inovadoras e diferenciadas são divulgadas diariamente. Exemplos não faltam.

Podemos citar a abolição de divisão do conteúdo aprendido em matérias na Finlândia, a “Green School” criada por John Hardy em Bali ou a aplicação da tecnologia na Escola Estadual Jardim Riviera, em minha cidade, Santo André.


No entanto, alterar o padrão de ensino que se repete há décadas não é uma tarefa fácil e continuamos a investir nas mesmas ferramentas.

Receio que, exceto algumas iniciativas bem sucedidas, o processo educacional deixe de privilegiar adequadamente as chamadas habilidades para o século XXI.


Basicamente o sistema educacional transmite conteúdo, promove vivências pontuadas e aplica avaliações que estabelecem parâmetros de desempenho.


Como fica o aluno que não se encaixa neste modelo? Aquele que não sabe olhar para a prova e dizer: “Agora é tudo ou nada e eu vou devorar você!”. Como fazemos com aquele aluno que sabe te explicar um conceito através de um exemplo, porém não sabe defini-lo em uma frase tal qual o livro de física ou história apresentou?


Educação Tecnológica – Uma nova forma de educar

Temos o privilégio de atuar em uma área onde o aluno, de fato, tem oportunidade de demonstrar diferentes habilidades.

Campeonato de Robótica EnsinoIP

Campeonato de Robótica EnsinoIP

Promover este tipo de ação é um dos maiores objetivos das aulas de educação tecnológica. A robótica, por exemplo, oferece um excelente cenário para tal. Privilegiamos a discussão, o ensino através da prática, a troca de experiências, a colaboração, o trabalho em equipe e a resiliência.


Uma destas situações de aprendizagem mais instigantes para os alunos do Ensino Fundamental II é o Campeonato de Robótica.

Neste evento, equipes de alunos do 6º ao 9º ano se enfrentam em um desafio anual de lógica e programação. Engana-se quem acredita que para os alunos este é um momento de descontração. Pelo contrário. O aprendizado se dá através do envolvimento sério e efetivo dos alunos com o projeto apresentado.


Como em uma competição esportiva, o esforço, treino e superação são fatores decisivos para o sucesso da equipe. Assim, todo preparo que antecede o evento oferece às equipes a oportunidade de testar na prática os conceitos aprendidos em sala de aula.


Os Campeonatos de  Robótica 2015 EnsinoIP já tiveram início.

Os Campeonatos de Robótica 2015 EnsinoIP já tiveram início.

Os campeonatos de 2015 já tiveram início. Ao observar a prática dos alunos, verificamos algumas situações bastante interessantes como:

» A alegria de um aluno com dificuldade de aprendizagem em ser líder da equipe campeã e responsável pelo controle do robô vencedor.


» A costumeira atenção aos detalhes das meninas e sua paixão por tecnologia que vai contra a crença dominante de que montar robô é tarefa de menino.


» A capacidade de foco de uma equipe ao ter que desmontar um mecanismo que não estava funcionando minutos antes do início da competição.


» As conversas e reflexões após a derrota, o “da próxima vez vamos fazer desta forma”.


» O processo de aceitação de um aluno nota dez frente ao último lugar de seu grupo lidando com a frustração.


» A explosão de alegria da vitória.


Entre tantas outras situações que nos fazem manter viva a certeza de que, apesar de todos os “poréns” os modelos educacionais podem ser alterados com esforço e dedicação.


Autora do Post:

Andréa AngelisAndréa Angelis – Mãe e Diretora Educacional da EnsinoIP. Fundadora da empresa há mais de 16 anos.

Andrea Angelis – andrea@ensinoip.com.br



Deixe seu comentário pelo Facebook da EnsinoIP:

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page
Posted in Educação, Projetos EnsinoIP.