Hoje, a educação passa por processos de inovação.
Dentre esses processos, a tecnologia já é por muitas vezes uma realidade, dependendo do cenário.

Gamificação na Educação
Tudo isso se deve também por um seguinte fator em nossa realidade aonde estamos lidando com a geração dos nativos digitais, onde qualquer ferramenta tecnológica para eles é algo simples e fácil de aprender, e eles certamente não passam despercebidos, estão por todas as partes, seja digitando através de um smartphone ou tablet, criando vídeos, compartilhando imagens, informações, aonde milhões de pessoas estão tendo acesso a todas essas ferramentas e informações.
E na sala de aula, não é diferente, quanto mais informações, recursos multimídias e novas possibilidades, tornam o aluno riquíssimo de conhecimento. Uma grande opção, que pode se tornar o ensino em sala de aula muito atrativo é a Gamificação.
Mas o que seria Gamificação?
Gamificação é a aplicação de jogos em vários contextos, entre eles a educação. Onde o professor pode inserir jogos como ferramenta de aprendizagem sobre um determinado assunto estudado em aula.

Gamificação é a aplicação de jogos em vários contextos, entre eles a educação.
Com a inserção da gamificação em aula, estamos diretamente tratando de algo totalmente interativo e estimulante para os alunos, onde criar e absorver tudo o que foi conhecido em aula, se torna muito fácil e multiplicador no conhecimento, pois abre muitas janelas para o aluno aprender, compreender e criar cada vez mais.
Ou seja, é uma grande forma de ensinar de uma maneira diferente, contextualizando com o tema abordado em aula.
Lembre-se: Gamificação não é utilizar um jogo pronto e deixar rolar, isso não é inserir da forma correta, isso é apenas transmitir e não mediar.
O professor pode inserir metas, desafios e algumas estratégias, tornando algo desafiador para o aluno, que faz ele buscar as respostas e mostrar excelentes resultados.
Com isso, através de pontuações, missões, desafios e até mesmo premiações, os alunos se envolvem nos desafios, tornando o estudo prazeroso, leve e simples de aprender.
Alguns exemplos para “gamificar”
Para as turmas iniciais (Educação Infantil ao Fundamental I – 5º Ano), uma ferramenta muito bacana para utilizar em aula, é o site Escola Games.
Através do site, encontramos jogos voltados para essa faixa etária, com todo o acompanhamento pedagógico, há uma variedade muito grande de temas como a matemática, geografia, história, língua portuguesa e entre outros.
Voo Educativo – Escola Games
Uma dica bem bacana de se usar com as turmas de Educação Infantil ao 1º Ano, seria utilizar o jogo “Voo Educativo”, onde o avião tem a missão de ser guiado, através das letras do alfabeto.
O jogo está disponível no site do Escola Games e também há a disponibilidade para tablets que pode ser feito o download pela a Play Store para sistemas Android ou na App Store para Ipads.
O professor pode inserir desafios aos alunos e até mesmo utilizar como forma de aprender o alfabeto.
Eu Sei Contar – Escola Games
Quanto a Matemática, o site conta com o jogo Eu Sei Contar, aonde o aluno terá alguns desafios matemáticos divertidos.
Ideal para crianças que estão iniciando a alfabetização, o jogo estimula a contagem dos números de 1 a 10. O Jogo possui disponibilidade apenas no site.
Aprenda a Contar – Escola Games
O jogo Aprenda a Contar é também uma opção excelente, as crianças utilizam com o jogo a prática de aprenderem a contar de 0 a 100, em três idiomas: inglês, português e espanhol.
O jogo está disponível no site do Escola Games e também há a disponibilidade para tablets que pode ser feito o download pela a Play Store para sistemas Android ou na App Store para Ipads.
Livro e Game
A Literatura também pode ser utilizada na gamificação, o site Livro e Game conta com três importantes histórias clássicas da literatura brasileira.
Dentre as obras, estão “O Cortiço”, de Aluísio de Azevedo, “Memórias de um Sargento de Milícias”, de Manuel Antônio de Almeida e o clássico “Dom Casmurro” de Machado de Assis.
A Gamificação nas aulas de Educação Tecnológica da EnsinoIP
Nas aulas de Informática Educacional da EnsinoIP, a Gamificação já está acontecendo!
Os Alunos do 6º Ano estão conhecendo o tema “Consumo Consciente” e através desse tema estão criando um game de perguntas e respostas através da plataforma Classtools.
Os alunos estão muito entusiasmados, pelo o fato de poder conversar e discutir sobre a conscientização e por se tornarem desenvolvedores de um game feito por eles mesmos.
Já com as turmas de 7º Ano, não é diferente! Os alunos estão conhecendo um pouco mais sobre o tema “Poluição nas águas”.
Após todas as conversas, explanações e discussões sobre o tema os alunos irão desenvolver a releitura do clássico game Arkanoid, da Atari. Aonde terão o desafio de eliminar os resíduos jogados no mar.
A importância da Educação Tecnológica para educação
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Autor do Post:
Guilherme Pastorelli – Supervisor Técnico de Informática na EnsinoIP.
Guilherme Pastorelli – guilherme@ensinoip.com.br