Muitos pais não sabem, mas adultos e crianças aprendem de formas diferentes
Para a criança, aprender é um processo natural.
A medida que é submetida à estímulos, compreende novas informações e aprende a resolver problemas, estruturando seu conhecimento pautado principalmente pelas práticas educacionais que conduzem este processo e até a adolescência a escola apresentam papel central na vida dos indivíduos.

Muitos pais não sabem, mas adultos e crianças aprendem de formas diferentes
A medida que crescemos e desenvolvemos nossa personalidade, surgem novos interesses. Ingressamos em novos círculos sociais, onde novos contextos passam a integrar o nosso cotidiano.
Nesse momento a escola e o currículo formal cedem espaço para novas atividades que desenvolvem habilidades, criando novas perspectivas para o indivíduo.
Nos deparamos com curso de idiomas, aulas de dança, violão, jazz, piano, academia de ginástica, clube, novos modelos familiares, enfim: novas experiências!
A medida que experimentamos diferentes vivências, aumentamos nosso repertório e criticidade. Dessa forma o aprendizado deixa de ser passivo assumindo caráter reflexivo.
O indivíduo passa a significar seu aprendizado, surgindo a importância de atentar para novos métodos e estímulos que favoreçam a aquisição de conhecimento, onde este perceba a importância e aplicabilidade do ensino em sua vida prática.
O adulto aprende pautado por sua experiência, por meio da importância que atribui ao conhecimento, buscando desafios e soluções que tenham sentido à vida.
Malcon Knowles, um dos principais estudiosos do tema, afirma que para os adultos “precisar” aprender não basta. Segundo ele o aprendiz precisa entender “porque” está aprendendo. Além disso pontua que o aprendizado precisa ser prazeroso e preferencialmente informal.
Veja abaixo algumas diferenças entre a pedagogia e a andragogia e compreenda melhor o processo de aprendizagem do seu filho!
Diferenças entre Pedagogia e Andragogia no processo de aprendizagem
Aprendizagem | Pedagogia | Andragogia |
---|---|---|
Relação professor/aluno | Centrada no professor, responsável por ensinar e avaliar. | Centrada no aluno, na auto-gestão da aprendizagem |
Razões da Aprendizagem | Baseada no currículo onde a criança aprende o que a sociedade espera que saibam (padronizado) | Baseado na pertinência para a vida prática do aluno (aplicabilidade). |
Experiência do aluno | A experiência do aluno não é considerada | A experiência do aluno possui papel central na aprendizagem sendo base para discussão e solução de problemas. |
Orientação da Aprendizagem | Aprendizagem por tema, disciplina ou matéria | Aprendizagem baseada em problemas, exigindo ampla gama de conhecimentos para se chegar à solução |
A Andragogia no processo de aprendizagem dos adultos
Este vídeo exibe o conceito da andragogia e suas formas de aplicação.
Autora do Post:
Luciana Oliveira de Angelis – Docente e Coordenadora de Cursos no SENAC Santo André.
Luciana Angelis – luangelis@gmail.com