Saiba ouvir para ser ouvido
A comunicação está totalmente relacionado com compartilhamento, e todos esses conceitos estão relacionados com pessoas. Pessoas que sabem ouvir tem uma das maiores armas para conseguir ser ouvido.

Você é um bom ouvinte? Teste com essas 7 dicas
Por mais obvio que pareça, saber ouvir é que te torna capaz de conversar com as pessoas. Ouvir pode trazer benefícios a quem ouve e a quem é ouvido. Ser ouvido traz uma sensação de atenção.
Aprendendo a ouvir
Você sabia que você tem a capacidade de falar até 100 palavras por minuto e que você pode ouvir até duas vezes mais?
O problema disso é que com frequência nosso cérebro se distrai e fingimos estar ouvindo a quem fala mas estamos imersos em nossos pensamentos, ou seja, sonhando acordado.
Isso quando não interrompemos quem fala e completamos com o que gostaríamos de ouvir sua sentença.
Interromper uma pessoa enquanto fala sugere que você não tem tempo para ouvi-la ou o que está falando não é importante.
Mas, mesmo que muitas vezes fazemos isso involuntariamente, existem 07 técnicas para se aprender a ouvir melhor, confira!
As 07 técnicas para se tornar um bom ouvinte
- Focalize toda sua atenção na pessoa a quem você está escutando. Pare qualquer outra coisa que estiver fazendo.
- Se estiver escutando um grupo de pessoas, pegue seu telefone celular e desligue-o
- Fique de frente para a pessoa a quem você está escutando; se for preciso mudar de posição, mude
- Ouça cuidadosamente as palavras, mas não deixe de perceber também as emoções e sentimentos que estão por trás delas. Palavras fortes podem estar mascarando sentimentos fracos, e vice-versa
- Tenha consciência das ideias preconcebidas que podem influenciar sua maneira de ouvir
- Confirme o recebimento e o entendimento da mensagem parafraseando e repetindo seus pontos-chave (saber que terá de fazer isso é um meio eficaz para ajudá-lo a ouvir com mais atenção)
- Se precisar dar a sua opinião, então faça isso somente depois de ter escutado tudo o que esta sendo dito
Além dessas dicas, é importante que você olhe nos olhos do interlocutor enquanto fala, isso demonstra que você realmente reservou parte do seu tempo para dar-lhes atenção.
Se souber que pode ser chamado para algum compromisso ou se aguarda uma ligação importante, fala isso antes de iniciar o diálogo.
Autor do Post:
Renato Bongiorno – Analista de Social Media & Web Designer.
Renato Bongiorno – contato@bongiornoweb.com.br
Fonte: Você sabe se comunicar – Steve Shipside