Quanto vale o conhecimento coletivo?
Imagine que você tem milhões de pessoas conectadas, agregando valor ao seu produto ou serviço ou agregando conhecimento em um conceito já existente.

Crowdsourcing – Sabedoria das Multidões
Quanto custa ter milhares de pessoas em prol de um fim, agregando valor a sua marca ou serviço?
Se bem estruturado, não custa NADA.
A participação das pessoas hoje na dinâmica da web criou um novo modelo econômico, o da terceirização da produção pela multidão, ou seja o Crowdsourcing.
De acordo com Francis Pisani e Dominique Piotet, o crowdsourcing consiste em confiar a um grupo indeterminado de pessoas uma tarefa normalmente realizada no interior de uma organização.
Quer um exemplo do Crowdsourcing em nosso dia a dia?
As redes sociais.
Quem alimenta o conteúdo do Twitter? E do Facebook? Instagram? Pessoas que utilizam a rede, e não seus criadores.
Seria impossível para qualquer empresa postar mais de 500 milhões de mensagens por dia, isso só é possível graças a vontade das pessoas em compartilhar conhecimento.
O Wikipedia não teria o volume de artigos que te sem a ajuda do conhecimento coletivo, e mais, a correção de possíveis erros nos artigos são corrigidos em um velocidade ainda mais surpreendente.
O termo CROWDSOURCING (criado por Jeff Howe em Junho de 2006 na revista Wired), tem suas origens em duas palavras:
» Outsorcing – Terceirização
» Wisdom of Crowds – Sabedoria das multidões
O 05 princípios comuns entre todos os casos do Crowdsourcing:
- As pessoas são geograficamente dispersas.
- As tarefas devem ser divididas em microtarefas, para que os participantes se ocupem delas por curtos momentos.
- As multidões em questão têm especialistas em abundância. Verdadeiros profissionais, apaixonados, pessoas que se conhecem.
- O essencial da produção não serve para nada. O truque é encontrar filtros eficazes porque o Crowdsourcing não aumenta a quantidade de talentos disponíveis; ele apenas possibilita encontrá-los e colocá-los em relação uns com os outros.
- A multidão sabe fazer emergir as pérolas e eliminar o resto, como demonstra o Wikipedia.
Autor do Post:
Renato Bongiorno – Analista de Social Media & Web Designer. Professor de Tecnologias web e palestrante.
Renato Bongiorno – contato@bongiornoweb.com.br
Fonte: Como a web transforma o mundo – A alquimia das multidões – Francis Pisani / Dominique Piotet