Amigo Secreto de Cartas – Educação Digital com Educação Social

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page

A Educação Digital vai além do aprendizado para o uso das novas tecnologias.

Amigo Secreto de Cartas – Educação Digital com Educação Social

Amigo Secreto de Cartas – Educação Digital com Educação Social

Acreditamos que a educação digital torna o aluno um agente capaz de utilizar as tecnologias a seu favor e não para torná-lo dependente dela a ponto de deixar de vivenciar experiências preciosas.


Assim valorizar o contato direto com familiares e amigos, a brincadeira longe das telas, a apreciação da natureza, enfim, ações que contribuem para uma formação completa.

Um exemplo de como esta filosofia é colocada em prática pode ser reconhecido através desta atividade proposta pela professora Cristiane Santana membro da equipe de profissionais de informática educacional da EnsinoIP que promoveu um “amigo secreto de cartinhas” com a turminha do 2º ano de um colégio parceiro da EnsinoIP.


“Tive a ideia de realizar o amigo carta secreta com as alunas do 2º ano depois de uma conversa que tivemos durante as aulas do bate papo tecnológico, onde falávamos sobre tecnologia e convívio social. Observamos que muitas crianças deixam de brincar apenas por querer ficar no tablet ou no computador.”


Contei à eles que quando eu era criança sempre mandava cartas para uma amiga e esperava ansiosa pelo retorno.


O carteiro já até me conhecia, pois o esperava no portão e quando a carta dela vinha junto, ele de longe acenava com a carta na mão. Que felicidade!


Foi então que sugeri para as minhas alunas um amigo secreto e elas de prontidão abraçaram a ideia e começaram a escrever as cartas!

Amigo secreto de cartinhas

Amigo secreto de cartinhas

Como nossas aulas são tecnológicas e o mundo de hoje respira tecnologia (ainda assim ensino que tecnologia não é tudo e que não devemos deixar de lado nosso convívio social, nossos amigos e parentes) escrevemos as cartas no editor de textos, formatamos e fizemos desenhos no editor de imagens.

Com os endereços nas mãos fui ao correio e postei.

A expectativa das crianças foi grande! Se eu fiquei super feliz ao receber as cartas, imagina as meninas que também explodiram de felicidade!


Essa atividade foi muito prazerosa e me fez voltar no tempo em que eu ficava no portão esperando o carteiro. Tenho certeza que esse acontecimento ficará guardado no coraçãozinho delas por anos, o que me deixa muito satisfeita, afinal, deixo uma marquinha em cada uma!

Parabéns Cristiane por executar com tanto carinho sua função.


Receber um e-mail ou mensagem no celular de quem gostamos é muito gostoso. Porém, receber uma cartinha via correio tem, sem dúvida, um gostinho especial!


Autores do Post:

Andréa AngelisAndréa Angelis – Mãe e Diretora Educacional da EnsinoIP. Fundadora da empresa há mais de 16 anos.

Andrea Angelis – andrea@ensinoip.com.br



Cristiane SantanaCristiane Santana – Pedagoga e Instrutora de Informática Educacional.


Deixe seu comentário pelo Facebook da EnsinoIP:

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page
Posted in Educação, Projetos EnsinoIP.