Os 03 maiores desafios de ensinar programação

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Matemática, inglês e dedicação estão entre os maiores desafios

Ensinar programação para os diferentes níveis educacionais é uma tarefa muitas vezes desafiadora.

Os 03 maiores desafios de ensinar programação

Os 03 maiores desafios de ensinar programação

No caso do ensino técnico os desafios começam com o histórico escolar que o aluno traz, que infelizmente muitas vezes é pobre e conceitos básicos de matemática como teoria dos conjuntos, frações e a realização de contas de dividir se tornam um desafio para o professor.

Com vasta experiência educacional em cursos de lógica e programação, o professor e programador Caio de Carvalho nos relata os 03 maiores desafios que já enfrentou em sala de aula ao ensinar lógica e programação:


1. Nivelar o conteúdo básico de matemática.

Muitas vezes em sala de aula foi-me relatado por alunos da rede pública que, em suas escolas, a disciplina de matemática não era lecionada com regularidade.

A falta de professores e a constante substituição deles são os motivos mais recorrentes. A falta de interesse pelo conteúdo também era um assunto bastante comentado nas aulas de programação, os alunos alegam muitas vezes que o conteúdo apresentado no ensino regular não demonstra o objetivo e a aplicabilidade do mesmo.

Quando os exercícios e algoritmos são relacionados à vetores, conjuntos, porcentagem e análise combinatória a expressão de surpresa é aparente.

Muitos dizem que se soubessem que usariam esses conhecimentos em informática ou se soubessem a aplicabilidade teriam mais empenho em aprender matemática no ensino regular.


2. Adaptação aos termos em inglês.

Nas linguagens de programação modernas é muito comum o uso de expressões em inglês. Quando a turma é heterogênea (parte vinda da rede pública, parte da rede particular e parte com o ensino médio concluído) o desafio ainda é maior.

Alguns não tiveram o menor contato com a língua inglesa por esse motivo chegam a ter dificuldades de compreensão dos algoritmos e como expressá-los em linhas de código.


3. Impaciência ao analisar.

Nota-se que os jovens são imediatistas, a facilidade na comunicação por mensagens instantâneas e a Internet reforçam ainda mais essa característica.

Sabemos que a análise e o desenvolvimento de sistemas requer tempo para conceituar a solução, identificar riscos, analisar possibilidades e implementar de forma otimizada.

Para isso os exercícios lúdicos são uma boa alternativa. Exercitar a paciência e concentração de forma descontraída e animada trouxeram bons resultados a sala de aula.


Autor do Post:

Caio de Carvalho Caio de Carvalho – Analista/Desenvolvedor de sistemas, Professor de Linguagem de programação e Intérprete de Libras.

Caio de Carvalho – caio.carvalho87@gmail.com



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Posted in Educação.