Seu filho não aprende como você

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Muitos pais não sabem, mas adultos e crianças aprendem de formas diferentes

Para a criança, aprender é um processo natural.

A medida que é submetida à estímulos, compreende novas informações e aprende a resolver problemas, estruturando seu conhecimento pautado principalmente pelas práticas educacionais que conduzem este processo e até a adolescência a escola apresentam papel central na vida dos indivíduos.

Muitos pais não sabem, mas adultos e crianças aprendem de formas diferentes

Muitos pais não sabem, mas adultos e crianças aprendem de formas diferentes

A medida que crescemos e desenvolvemos nossa personalidade, surgem novos interesses. Ingressamos em novos círculos sociais, onde novos contextos passam a integrar o nosso cotidiano.

Nesse momento a escola e o currículo formal cedem espaço para novas atividades que desenvolvem habilidades, criando novas perspectivas para o indivíduo.

Nos deparamos com curso de idiomas, aulas de dança, violão, jazz, piano, academia de ginástica, clube, novos modelos familiares, enfim: novas experiências!


A medida que experimentamos diferentes vivências, aumentamos nosso repertório e criticidade. Dessa forma o aprendizado deixa de ser passivo assumindo caráter reflexivo.


O indivíduo passa a significar seu aprendizado, surgindo a importância de atentar para novos métodos e estímulos que favoreçam a aquisição de conhecimento, onde este perceba a importância e aplicabilidade do ensino em sua vida prática.


O adulto aprende pautado por sua experiência, por meio da importância que atribui ao conhecimento, buscando desafios e soluções que tenham sentido à vida.


Malcon Knowles, um dos principais estudiosos do tema, afirma que para os adultos “precisar” aprender não basta. Segundo ele o aprendiz precisa entender “porque” está aprendendo. Além disso pontua que o aprendizado precisa ser prazeroso e preferencialmente informal.

Veja abaixo algumas diferenças entre a pedagogia e a andragogia e compreenda melhor o processo de aprendizagem do seu filho!


Diferenças entre Pedagogia e Andragogia no processo de aprendizagem

Aprendizagem Pedagogia Andragogia
Relação professor/aluno Centrada no professor, responsável por ensinar e avaliar. Centrada no aluno, na auto-gestão da aprendizagem
Razões da Aprendizagem Baseada no currículo onde a criança aprende o que a sociedade espera que saibam (padronizado) Baseado na pertinência para a vida prática do aluno (aplicabilidade).
Experiência do aluno A experiência do aluno não é considerada A experiência do aluno possui papel central na aprendizagem sendo base para discussão e solução de problemas.
Orientação da Aprendizagem Aprendizagem por tema, disciplina ou matéria Aprendizagem baseada em problemas, exigindo ampla gama de conhecimentos para se chegar à solução

A Andragogia no processo de aprendizagem dos adultos

Este vídeo exibe o conceito da andragogia e suas formas de aplicação.


Autora do Post:

 Luciana Oliveira de AngelisLuciana Oliveira de Angelis – Docente e Coordenadora de Cursos no SENAC Santo André.

Luciana Angelis – luangelis@gmail.com



Deixe seu comentário pelo Facebook da EnsinoIP:

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page
Posted in Educação.