Você está preparado para Educação do Futuro? Deveria.

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Veja como a Educação do Futuro pode impactar na vida de alunos e professores

Você já imaginou uma sala de aula em que alunos também são professores e professores também são alunos? E que todos podem aprender de forma colaborativa?

Bem vindos a educação do futuro, ou melhor, a educação ideal.

Você está preparado para Educação do Futuro? Deveria.

Você está preparado para Educação do Futuro? Deveria.

Muitas escolas ainda adotam o método tradicional de ensino com o cenário do professor na frente da sala sendo o único emissor de conhecimento, enchendo o “white board”, ou lousa branca (quando não falamos em lousa tradicional e giz) de matérias, alunos desesperados copiando tudo, mesmo sem saber o porquê estão copiando e sem saber se estão entendendo.


Neste cenário, eventualmente para saber se os alunos entenderam a informação dissertada, o professor escolhe uma “vitima” e faz uma pergunta sobre o que foi abordado, coagindo e bloqueando o conhecimento do aluno que muitas vezes “trava” pelo medo da abordagem.


Isso sem falar dos “quilos” de lição de casa passados ao aluno com prazos curtíssimos de entrega, onde sabemos que muitas dessas atividades acabam sobrando para os pais dos alunos.

Agora, vamos modernizar o cenário através do avanço tecnológico onde algumas escolas já adotam tablets ao invés de cadernos tradicionais, lousas interativas no lugar dos “white boards”, os alunos não precisam mais copiar a matéria feito loucos, tudo esta em arquivos digitais no tablet, mas, o que ainda na maioria das escolas não mudou é a abordagem “terrorista” do professor com os alunos e os “quilos” de lição de casa, só que agora, virtuais.


Você já parou para pensar que aos poucos está ocorrendo uma transformação na forma de educar? E que o professor “tradicional” está sendo substituído por professores inovadores e ferramentas tecnológicas que auxiliam o processo de aprendizagem.


Hoje, sabemos que o conhecimento está ao alcance dos alunos na Internet e não mais restrito a um único tutor.

Sala de Aula do Futuro


Nesta transformação, no lugar do professor como único emissor de conhecimento, passaríamos a ter um professor que transmite valores humanos como:

  • Autoconhecimento, entender que não existe perfeição e aceitar isso
  • Determinar a consciência crítica
  • Aprender a ter opinião própria e fazer escolhas e entender que escolhas impactam em perdas
  • Superar a necessidade obsessiva do poder
  • Gerenciar pensamentos, não sofrer por antecipação
  • Criar relacionamentos sociais offline
  • Aprender a dialogar e trocar experiências
  • Pensar antes de reagir
  • Colocar-se no lugar do outro e entender que cada pessoa tem suas necessidades e fraquezas
  • Desenvolver altruísmo, solidariedade e tolerância
  • Aprender a trabalhar perdas e falhas

A aplicação destes valores e habilidades é cada vez mais necessária. Hoje em dia já está cada vez mais nítido no mercado de trabalho que a formação é um pressuposto, mas o que diferencia um profissional de outro são seus valores e habilidades pessoais.

O professor é um importante mediador neste processo, levando o aluno a refletir sobre a prática e direcionando os caminhos.

O aluno escolhe como quer aprender

No futuro, o professor digital, ou melhor, o computador, irá transmitir aos alunos a melhor forma de aprendizado.

O aluno escolhe como quer aprender

O aluno escolhe como quer aprender

Por exemplo, se um aluno gosta de estudar de forma traducional, o computador irá lhe fornecer livros e vídeos, caso contrário, jogos e simulações holográficas.


Neste futuro, e que esperamos que seja breve, o papel do professor será de ensinar valores, integrar o conhecimento e formar um time de trabalho. O aluno irá gerenciar seu conhecimento e sua educação, formando o “crowdsourcing de conhecimento”, ou melhor, a sabedora das multidões (se você não conhece o termo, leia nosso artigo sobre A Sabedora das Multidões).


No livro Moonshots in Education: Launching Blended Learning in the Classroom, Wojcicki e Lance Izumi explicam as 05 chaves de sucesso para transformação da educação no futuro, onde o aluno dita sua forma de aprendizado, aprendendo o que realmente é relevante para sua vida.


As 05 chaves de sucesso para transformação da educação no futuro

1. Se o aluno tem o controle do conhecimento, ele tem engajamento

O principal desafio nesta etapa é a resistência dos professores em perder o controle sobre o ensinamento dos seus alunos e perder o controle sobre eles.


2. Se você quer futuros inovadores, dê oportunidades na escola dos alunos provarem seu poder de inovação

Se você quer pessoas que obedecem ordens e não pensam “com suas próprias cabeças”, mantenha a educação da forma tradicional.


3. Trate os alunos com respeito e transmita confiança

Todos precisam se sentir importantes e encorajados. A cultura da colaboração e da confiança é a chave para criar a vontade de aprender.


4. Todos têm seu tempo no aprendizado, aprenda a respeitar o tempo de cada um

Se um aluno leva mais tempo que outro para aprender e isso não é tratado da forma correta, ocorre a sensação de inferioridade e desanimo, resultando na perda do interesse em aprender e na falta da auto-confiança.

Aprenda a instruir os alunos a tentarem novamente, até que se sintam seguros para continuarem com o estudo, mesmo que isso leve um tempo a mais.


5. Aplique estes conceitos em todas as áreas do conhecimento

Se os alunos trabalharem cerca de 10% do tempo de estudo em projetos pessoais, automaticamente terão mais engajamento para aprender assuntos de outras áreas que complementem suas necessidades.


Como a EnsinoIP lida com a Educação do Futuro?

As aulas de Educação Tecnológica da EnsinoIP ao serem inseridas no plano de aula de escolas do Ensino Fundamental e Médio já trabalham sobre muitos métodos de educação citados por Wojcicki e Lance Izumi.

Como a EnsinoIP lida com a Educação do Futuro?

Como a EnsinoIP lida com a Educação do Futuro?


Uma inovação está na apresentação de ferramentas e softwares para crianças a partir dos 03 anos, mostrando que o conhecimento está ao alcance de todos. Ferramentas como Prezzi, Pacote Office, editores de imagens e vídeos, Desenvolvimento Web (Planejamento e Criação de Web Sites) estão inseridas nas aulas de Informática Educacional.


Os alunos participam de atividades como IPTEC, uma feira de tecnologia onde os alunos tem a possibilidade de expor seus projetos e direcionar suas habilidades para fronteiras além da sala de aula, trazendo pais e demais visitantes para conhecer o trabalho realizado, compartilhando conhecimento e informação.


Além disso, trabalhamos temas atuais como causas sociais e cidadania, passando valores humanos aos alunos desde o Ensino Fundamental.


Em aulas de Robótica Educacional, trazemos o poder das tecnologias e libertamos a imaginação de crianças e adolescentes ao ensinarmos como a montagem e a programação lógica de robôs podem ajudar na evolução e na solução de problemas da humanidade, levando o aluno a reconhecer o imenso universo que a tecnologia traz.


Um exemplo foi o projeto “Quando acordei em 2050” – veja detalhes, criado pela EnsinoIP, que solicitou aos alunos do Ensino Fundamental que produzissem um texto jornalístico no ano de 2050 e que fizessem a montagem prática de sobre um robô que pudesse ajudar a sociedade.


Ao deixar que os alunos direcionassem seu conhecimento, ideias que realmente podem mudar o mundo como Robô que Filtra Água, Robô Enfermeiro, Robô Policial, Máquina de Diagnóstico e Tratamento de Câncer e Robô Cão Guia foram exibidas por jovens e crianças. Isto demonstra que os alunos já conseguem reconhecer que a utilidade da tecnologia vai muito além de jogos de computadores e uso de redes sociais.


Um outro aspecto importante é que tanto nas aulas de Informática quanto nas aulas de Robótica, o professor de tecnologia se apresenta como um mediador do conhecimento.


Seu papel é privilegiar a troca de ideias, o trabalho em equipe, a integração do conteúdo à realidade do aluno e o fortalecimento do prazer em aprender.


A EnsinoIP já está fazendo a sua parte para que essas ideias sejam levadas adiante. E você, o que está fazendo para contribuir com o futuro da educação?


Autores do Post:

Andréa AngelisAndréa Angelis – Mãe e Diretora Educacional da EnsinoIP. Fundadora da empresa há mais de 16 anos.

Andrea Angelis – andrea@ensinoip.com.br



Renato Bongiorno Renato Bongiorno – Analista de Social Media & Web Designer. Professor de Tecnologias Web e Palestrante.

Renato Bongiorno – contato@bongiornoweb.com.br



Fontes: The Washington Post – Here’s how we can reinvent the classroom for the digital age – http://www.washingtonpost.com/blogs/innovations/wp/2015/04/08/heres-how-we-can-reinvent-the-classroom-for-the-digital-age/

Ansiedade – Como Enfrentar o Mal do Século – Augusto Cury


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Posted in Educação, Projetos EnsinoIP.