Para você, Escola é uma Empresa?

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page

O que difere uma escola de uma empresa? Ou não há diferença?

Gerir equipes é um dos maiores desafios de qualquer profissional. No ambiente educacional, não é diferente. O famoso argumento de que “escola não é empresa” faz com que as escolas sejam vistas como uma entidade apartada do mundo corporativo e que por isso pode seguir critérios próprios de administração.

Para você, escola é uma Empresa?

Para você, escola é uma Empresa?

No entanto, quando o crescimento chega, é inegável a necessidade de se reorganizar, de rever métodos e buscar novos mecanismos administrativos.

Tratar a escola como empresa não significa torná-la fria ou fazer do aluno uma “mercadoria”, muito pelo contrário. Quando uma escola adota uma postura empresarial passa a reconhecer os alunos como a razão de ser da escola e por isso a tendência é investir principalmente em novos métodos de trabalho e melhora na qualidade do ensino oferecida o que culmina diretamente no aprimoramento do corpo docente com investimento em formação e especialização dos mesmos assim como os demais profissionais, no aporte em estrutura física e na valorização das pessoas que fazem parte deste grupo pois são eles os agentes multiplicadores da filosofia de ensino e valores da escola.


Rafael Zequetti Diretor Administrativo EnsinoIP“Muitas vezes a escola não quer ser vista como uma empresa por dois motivos antagônicos: o primeiro é acreditar que isso reduziria seu cuidado e carinho em relação aos alunos e o segundo, em outra ponta, como se esta atitude fizesse dos alunos “clientes” e portanto todas as suas vontades devessem ser aceitas.

Não é o caso. Uma empresa séria, possui pilares e bases sólidas que norteiam todos os envolvidos no processo a que se destina.”
Rafael Zequetti Diretor Administrativo EnsinoIP.


Um bom exemplo de como a escola reafirma sua postura empresarial é a fixação das diretrizes estratégicas organizacionais, que seriam sua missão, visão e valores.

Na EnsinoIP, além delas, os profissionais ainda atuam pautados em oito princípios de atuação que são a base de sua conduta diária. Veja cada um deles:


O Bem estar e o Aprendizado do Aluno em Primeiro Lugar

O BEM ESTAR E O APRENDIZADO DO ALUNO EM PRIMEIRO LUGAR

O aluno é o centro da atividade educacional.


Desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, cada faixa etária apresenta necessidades diferentes. Entretanto, uma coisa é única: o professor é a base da construção de um ambiente educacional seguro emocionalmente e produtivo pedagogicamente.


Portanto, temos como foco principal o bem estar do aluno e seu desenvolvimento pedagógico. Não existe desenvolvimento pedagógico em um ambiente emocionalmente inseguro, tampouco é possível construir um ambiente seguro sem bases pedagógicas sólidas, ou seja, sem a clareza de propósitos para aquela aula.

Além disso, não é possível tolerar atitudes discriminatórias, vexatórias, abusivas por parte de nenhum dos envolvidos no processo educacional, sejam eles aluno ou professor.


Respeitamos a Filosofia Educacional de cada Escola Parceira

RESPEITAMOS A FILOSOFIA EDUCACIONAL DE CADA ESCOLA PARCEIRA

A EnsinoIP possui sua própria diretriz de atuação. No entanto, o trabalho prestado exige nossa inserção em diferentes ambientes educacionais. Estes ambientes possuem suas próprias regras, cultura organizacional, modo de agir, prazos, metas, entre outros.

Nossa Equipe busca diariamente se inserir neste ambiente com o intuito de somar nossa filosofia à filosofia da escola parceira, maximizando os benefícios na formação humana e acadêmica de cada um de nossos alunos.


Nós nos Comunicamos Bem

NÓS NOS COMUNICAMOS BEM

A comunicação é a arte de se expressar de forma clara e assertiva. Para a EnsinoIP a comunicação é fundamental.


Portanto, nossa Equipe busca construir um canal de comunicação com os gestores educacionais e professores de sala de aula buscando informar e compartilhar experiências.


Além disso, a comunicação interna também é objeto de destaque, uma vez que buscamos a comunicação assertiva que lança mão de recursos tecnológicos e também a compreensão de que nada substitui a boa conversa, o olho no olho e a explanação clara.


Estamos sempre Atentos aos Horários e Prazos

ESTAMOS SEMPRE ATENTOS AOS HORÁRIOS E PRAZOS

Quando uma pessoa se atrasa ou deixa de cumprir um prazo, ela está, indiretamente deixando a mensagem de que aquilo não era prioridade para ela naquele momento.

Esta não é nossa filosofia. Partindo do pressuposto que trabalhamos dia a dia para oferecer a melhor qualidade em educação tecnológica em aulas produtivas e bem preparadas, estar atento aos horários e prazos é fundamental pois oferecendo uma rotina tranquila e sem sobressaltos, pudemos constatar que esta sensação se transfere aos nossos alunos que correspondem com maior produtividade, participação e respeito ao docente.


Somos Antenados E Conectados

SOMOS ATENADOS E CONECTADOS

Trabalhamos com tecnologia. Tecnologia é inovação. E inovação acontece todos os dias.


Por isso buscamos estar sempre antenados com o que existe de novo neste segmento. Novas ferramentas, novos softwares, novos projetos, novas formas de prover o aprendizado, enfim, tudo isso requer pessoas antenadas com as novidades.


Por isso, nossa Equipe é orientada a dedicar parte de seu tempo a aprender e pesquisar. Este aprendizado resultará em abordagens direcionadas a linguagem do aluno, a suprir suas necessidades, a promover um diálogo maduro e adequado ao trabalho tecnológico que nos propomos a desenvolver bem como a aprimorar as ações que desenvolvemos através da colaboração coletiva e do compartilhamento de informações.


Estamos Sempre Preparados

ESTAMOS SEMPRE PREPARADOS

Nossa equipe está sempre preparada para receber os alunos e atender as necessidades de cada escola parceira, conscientes de que para uma boa aula por parte do professor ou um bom atendimento por parte da equipe de gestão pedagógica ou administrativa requer organização e uso de materiais específicos que devem estar sempre à mão.


Agimos de forma Ética E Consciente

AGIMOS DE FORMA ÉTICA E CONSCIENTE

Sabemos que, agir de forma ética é agir com o objetivo de promover um ambiente positivo e propício a relações seguras.

Desta forma, nossa Equipe não se envolve em debates e questionamentos que não envolvem nosso trabalho, evitando desgastes desnecessários. Este envolvimento engloba o ambiente interno e externo da empresa.


Além disso nossa empresa não tolera discriminação. Características físicas, orientação sexual, religião, entre outros temas correspondem a individualidade de cada um.


Prezamos pela diversidade e para nós um membro da equipe que não corresponda a este preceito ético não deve se manter em nosso grupo.


Vestimos a mesma camisa

VESTIMOS A MESMA CAMISA

Dizer que alguém “veste a camisa da empresa” é muito mais do que simplesmente se integrar a equipe e propagar em palavras aquilo que fazemos.

Para nós, vestir a camisa é muito mais. Vestir a camisa é conhecer nossa história, nossa missão, valores e princípios e, acima de tudo, praticá-los no dia a dia.

Vestir a camisa é compreender que juntos somos mais fortes, que precisamos falar a mesma língua, seguir na mesma direção e criar uma energia de colaboração e compartilhamento de propósitos. Veste a camisa quem ama a educação, a tecnologia e faz dela um dos seus propósitos de vida. Veste a camisa quem olha afetuosamente para um aluno e compreende que talvez, naquele momento, este olhar seja a demonstração de afeto que ele precisa para superar uma dificuldade.


Veste a camisa quem quer aprender, quem está disposto a ouvir, a ensinar, a orientar e ser orientado, a reconhecer o quanto somos fracos quando sozinhos, mas somos fortes quando estamos juntos. Por fim, veste a camisa quem compreende e reconhece que nossa relação é uma estrada de crescimento mutuo e de contribuição para a educação de muitas crianças e jovens.


E você, o que pensa sobre isso? Escola é empresa? Deixe sua opinião. Quero ouvir você!


Autora do Post:

Andréa AngelisAndréa Angelis – CEO e Diretora Educacional da EnsinoIP. Fundadora da empresa há mais de 16 anos.

Andrea Angelis – andrea@ensinoip.com.br



Deixe seu comentário pelo Facebook da EnsinoIP:

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page
Posted in Educação.