Feedback ao Aluno: Ferramenta Eficiente para a Aprendizagem

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Feedback Positivo, Aprendizagem Positiva!

O feedback é uma ferramenta importante para que os alunos saibam em que precisam melhorar e quais comportamentos foram positivos, gerando uma conscientização valiosa para o processo de aprendizagem, pois evidencia ao aluno as dissonâncias entre o resultado pretendido e o real, gerando motivação para a mudança.

Feedback ao Aluno: Ferramenta Eficiente para a Aprendizagem

Feedback ao Aluno: Ferramenta Eficiente para a Aprendizagem

Parece algo simples, mas pode acontecer também de quando o aluno receber um feedback negativo se desestimular.


Por que é importante para o aluno?

Um dos principais requisitos de contratação no mundo corporativo é o interesse do trabalhador pelo seu desenvolvimento pessoal e profissional, o que contribui para competitividade da empresa.A sistemática do feedback da aprendizagem ao aluno é um importante instrumento para que ele estabeleça um plano de desenvolvimento individual durante o curso.


A prática de dar e receber feedback melhora os resultados da aprendizagem, pois autodireciona e proporciona automaticamente a autoreflexão sobre seu comportamento de forma crítica (ZEFERINO, DOMINGUES e AMARAL, 2007).


Os autores indicam que o feedback seja assertivo, respeitoso, descritivo, oportuno e específico.


Como dar feedback eficiente ao aluno?

Neste sentido, vale a pena conhecer algumas dicas para se dar feedback de maneira eficiente aos alunos.

Como dar feedback eficiente ao aluno?

Como dar feedback eficiente ao aluno?


1. Encare o momento do feedback como algo muito importante ao aluno:

Normalmente ele recebe somente de seus colegas de sala, o que muitas vezes não contribui para seu desempenho em sala de aula.


2. O feedback deve ocorrer durante o processo de aprendizagem:

Faça-o enquanto há tempo para possíveis reparos.


3. Para não se desmotivarem:

Os alunos têm que sentir que a sala de aula é um ambiente seguro utilizando do feedback em prol do seu desenvolvimento.


4. Feedback não é um conselho ou avaliação:

É uma informação sobre como os professores e alunos se esforçaram para atingir os objetivos em comum. Professor e alunos não são adversários.


5. Professor tem que estar preparado:

Para receber feedback no ato da devolutiva ao aluno, o que pode ser mais eficiente do que ao contrário.


6. Seja específico:

Fale exatamente o que precisa melhorar e o que faz bem por meio de fatos ocorridos em sala de aula. Desta forma, ele saberá qual o caminho para atingir o objetivo esperado.


7. Inicie com os pontos positivos:

Mesmo que tenha que dizer sobre sua falha na aprendizagem é fundamental que se fale primeiramente sobre seus acertos a fim de fortalece-lo e continuar encorajando-o.


8. Seja honesto:

Não procure maquiar os pontos de melhoria. Diga sempre por meio dos fatos os aspectos da aprendizagem ou de comportamento que necessita se dedicar mais ou algo que tem que deixar de fazer.


9. Quando apontar o erro:

Lembre-se de dar o feedback orientando onde pode encontrar mais recursos para estudar ou melhorar algo que prejudica sua aprendizagem e conscientiza-lo dos prejuízos no resultado final.


10. Acompanhar sempre:

O momento do feedback não pode ser único, tem que ser contínuo.

É importante a formalização do evento da devolutiva, mas durante o processo de aprendizagem o aluno tem que ser assistido e orientado quanto a seus acertos ou erros.


Pensando num cenário competitivo no mercado de trabalho, a prática do feedback do docente para o aluno e vice-versa, torna-se fundamental para que haja a constante melhoria da performance de ambos, mas principalmente, do aluno, facilitando o seu ingresso nas diversas empresas.


Afinal, qual é a importância do professor neste processo?

O papel do professor é fundamental no acompanhamento da aprendizagem do aluno como mediador e facilitador adotando a metodologia do aprender a aprender.


A importância do professor neste processo de Feedback

A importância do professor neste processo de Feedback


Esta prática de acompanhamento contribui no desenvolvimento do aluno já o principal intuito é que ele esteja preparado a sobreviver no mercado de trabalho competitivo e exigente que busca profissionais com uma performance de excelência.


Autora do Post:

Regina TagavaRegina Tagava – Supervisora Educacional do SENAC Santo André, Professora e Tutora do curso de Pedagogia na Faculdade Estácio.

Regina Tagava – regina_nagamatu@hotmail.com


Deixe seu comentário pelo Facebook da EnsinoIP:

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page
Posted in Educação.