Programar é um “Bicho de Sete Cabeças”?

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Aprender a programar está ao alcance de todos!

Para muitos, quando tratamos do assunto programação, sempre surge aquela ideia de que programar é uma tarefa muito complicada e é destinado apenas para os que são apaixonados por tecnologia ou até mesmos para “Gênios”.

Programar é um “Bicho de Sete Cabeças”?

Programar é um “Bicho de Sete Cabeças”?

Porém, isso não passa apenas de um estereótipo, programar é uma tarefa simples, que estimula o conhecimento e principalmente a criatividade.


Através da programação, deixamos de ser um usuário e nos tornamos verdadeiros criadores de conteúdos. Essa é a grande essência da tecnologia, criar e inovar sempre!


O desenvolvimento e programação de computadores está diretamente ligado as disciplinas tradicionais como matemática, física, inglês e entre outras. Ou seja, além do aluno estar aprendendo a programar, ele está utilizando diretamente as disciplinas já conhecidas em sala de aula. Assim, servindo como uma grande ferramenta de apoio a aprendizagem.


Na Educação, aos a programação vai se tornando uma grande realidade, o exemplo que podemos citar é o Scratch, uma linguagem de programação, voltada para crianças e adolescentes que estão dando os primeiros passos na programação.


Através do Scratch, entramos em uma interface gráfica totalmente diferenciada voltada para esse público-alvo, aonde linhas de comandos das linguagens tradicionais, são substituídas por blocos de montagem, que lembram bastante as peças de Lego e através desses blocos montamos toda a programação necessária para criação de Jogos Digitais e Animações, utilizando também uma série de personagens e cenários aonde podemos editar e deixar da forma que preferirmos.


Ele utiliza e ajuda a criança a compreender e interpretar os conceitos computacionais e matemáticos. Com certeza, é uma ferramenta incrível para desenvolver, aprender e se divertir.


Programando para web

Na Web, encontramos diversas ferramentas e iniciativas em Português, que nos ajudam a conhecer e a explorar um pouco mais sobre Programação. Através dessas plataformas, aprendemos de forma fácil e gratuita, confiram:


Code.org

Organização sem fins lucrativos, aonde o principal objetivo é ensinar programação para todas as idades, aonde aprendemos de uma forma bem lúdica. Dessa forma, compreendemos, produzimos e nos divertimos ao mesmo tempo.

Bill Gates (Microsoft) e Mark Zuckerberg (Facebook) são parceiros desse projeto.

Acesse o Code.org

CodeAcademy

Uma plataforma interativa, aonde aprendemos as principais linguagens de programação como Python, PHP, Javascript e também as linguagens de marcação, como o HTML e o CSS, para desenvolvimento de websites.

O Site é excelente, ele oferece todo o passo a passo para nos apropriar das linguagens de programação.

Acesse o CodeAcademy

Khan Academy

Aprenda através de vídeo aulas e com conteúdos variados de diversas disciplinas.

O Khan Academy é uma grande ferramenta de apoio a educação gratuita e de qualidade para todos. No Khan Academy, podemos também aprender a programar, aonde através de tutoriais e vídeo aulas em português, utilizamos linguagens de programação como o Javascript, desde a introdução até o desenvolvimento de Jogos e Animações.

Além disso, podemos aprender o HTML e CSS.

Acesse o Khan Academy

Autor do Post:

Guilherme Pastorelli Guilherme Pastorelli – Supervisor Técnico de Informática na EnsinoIP.

Guilherme Pastorelli – guilherme@ensinoip.com.br


Deixe seu comentário pelo Facebook da EnsinoIP:

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page
Posted in Educação.