Robótica e o Meio Ambiente, uma Grande Parceria

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente

Acreditando que a conscientização é uma das formas de promover a educação ambiental junto a crianças e adolescentes e que a tecnologia é um excelente recurso para preservação e recuperação ambiental, muitas de nossas aulas abordam temas ligados ao meio ambiente e sustentabilidade.

Dia do Meio Ambiente

Dia do Meio Ambiente

Um destes exemplos são projetos que estão sendo desenvolvidos no segmento de robótica pelos alunos do 9º ano das escolas atendidas pela EnsinoIP. O tema principal é “lixo – problemas e soluções”.


Este é o “fio condutor”, que propõe aos alunos reflexões a respeito de assuntos como consumo, reciclagem e sustentabilidade e são levados a desenvolver projetos focados neste tema.


Um destes projetos baseia-se na invenção do jovem Boyan Slat, que aos 16 anos, após um mergulho no oceano onde se deparou com uma grande quantidade de lixo plástico, criou um projeto nomeado “robô arraia”, capaz de limpar o oceano.


Boyan apresentou seu projeto no TED, aos 19 anos e conseguiu arrecadar mais de 2 milhões de dólares para viabilização de seu empreendimento.



Boyan é um exemplo de como tecnologia, conhecimento e iniciativa empreendedora podem gerar impactos positivos na sociedade.

Acreditando nisso, a equipe de gestão educacional da EnsinoIP apresenta nesta data tão importante o tema:

IPTEC 2015: Sustentabilidade – Tecnologia e inovação em favor do nosso futuro

Durante todo mês de agosto, os alunos de todos os níveis atendidos pela EnsinoIP (da Educação Infantil ao Ensino Fudamental II) desenvolverão projetos de informática e robótica com base em temas focados em sustentabilidade e meio ambiente.

Teremos os tradicionais livros, cartilhas, vídeos, apresentações interativas, diversos robôs e também as inovações como gamificação e desenvolvimento de aplicativos para tablet.

Segundo Andréa De Angelis, diretora educacional da EnsinoIP:


“O mais importante é despertar no aluno a consciência de que todos fazemos parte do problema e também da solução, levando o aluno a reconhecer em si um agente transformador e sabendo que a tecnologia pode ser um caminho que o levará a isso.”


A equipe de profissionais entrará em um processo de imersão total no tema trabalhado assim como nos meios tecnológicos utilizados, enriquecendo a formação e o repertório dos docentes em relação aos assuntos que serão transmitidos aos mais de 4.000 alunos atendidos mensalmente pela EnsinoIP.

No próximo semestre teremos o prazer de apresentar o rico resultado deste trabalho em cada um dos IPTECs realizados junto às escolas parceiras.


Autora do Post:

Andréa AngelisAndréa Angelis – Mãe e Diretora Educacional da EnsinoIP. Fundadora da empresa há mais de 16 anos.

Andrea Angelis – andrea@ensinoip.com.br



Deixe seu comentário pelo Facebook da EnsinoIP:

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page
Posted in Educação, Responsabilidade Social.