Você sabe o que é “Trabalhar nas Nuvens?”

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Imagine trabalhar e estudar sem utilizar programas instalados no seu computador

Trabalhar nas nuvens significa utilizar apenas recursos disponíveis na Internet para realizar suas atividades diárias como editar textos, fazer apresentações, montar planilhas, armazenar dados, ouvir músicas, sem precisar instalar nenhum software e sem precisar salvar nenhuma informação no HD de seu computador.

Você sabe o que é "Trabalhar nas nuvens?"

Você sabe o que é “Trabalhar nas nuvens?”

O que deixa muita gente intrigada com esse conceito é:

“Como isso é possível e quem já trabalha desta forma?”

Soluções de software e empresas “nas nuvens”

Relacionamos alguns exemplos de empresas e softwares que trabalham e oferecem recursos para serem utilizados nas nuvens.


Google Education – Educando pelo mundo

Você pode utilizar o Google para lecionar e gerenciar seus arquivos de texto, apresentações, planilhas e muitos outros formatos de arquivo.

O Google Education permite que você lecione em qualquer lugar do mundo para qualquer lugar do mundo utilizando a Internet através de salas de aulas virtuais, aplicação de atividades educacionais, avaliando o rendimento do aluno e mantendo um diálogo muito mais próximo dos alunos do que muitas vezes em salas presenciais.

Para conhecer mais sobre o Google Education, leia nosso artigo – Crie uma Sala de Aula com o Google – e veja detalhes sobre o funcionamento da ferramenta.

Veja um vídeo das possibilidades do Google Education:


Google Drive – Seus arquivos em um único lugar

O Google Drive, em conjunto com o Google Education, permite que você crie, edite, compartilhe e gerencie documentos de textos, apresentações e planilhas.

Uma das principais vantagens ao se utilizar o Google Drive é o compartilhamento de um arquivo entre várias pessoas sem precisar enviar o arquivo por e-mail ou armazenar o arquivo em pen drives e outros dispositivos, pois tudo que você precisa é um ponto de acesso à Internet, seja por computador, tablet ou mobile.

Veja o um vídeo do Google Drive em funcionamento:


Wunderlist – Organize suas tarefas e sincronize com todos dispositivos

O Wunderlist é uma ferramenta que permite você a criar listas e organizar suas tarefas diárias, além de compartilhar compromissos, agendar reuniões e separar tarefas por categorias.

Disponível via web e mobile, permite que você organize sua vida sem precisar de agenda em papel e sem precisar de softwares de gerenciamento de compromissos.

Veja um vídeo de como funciona o Wunderlist


Intalio, uma empresa nas nuvens

Um exemplo comercial de empresas que já trabalham com o conceito totalmente nas nuvens é a empresa Intalio – especializada em gestão de processos de negócios.

A Intalio utiliza seu fluxo de arquivos e dados totalmente nas nuvens, sem programas instalados nos computadores de seus funcionários e nada de dados nos computadores da empresa, tudo fica armazenado em ambientes virtuais.

Algumas das vantagens apontadas pela empresa em se manter o ambiente todo nas nuvens:

  • Economia de licenças
  • Ter os softwares mais recentes à disposição da empresa (e sem se preocupar com compatibilidade)
  • Mobilidade aos funcionários
  • Compartilhamento em tempo real com clientes

A resistência na adoção de se trabalhar nas nuvens

A resistência na adoção de se trabalhar nas nuvensNovas empresas estão propensas a aderirem soluções nas nuvens de forma mais natural do que empresas já estabelecidas e com muitos anos de mercado.

A dificuldade na migração dos dados, segurança nos investimentos já realizados com TI e a nova gestão de trabalho e hábitos adquiridos pelos funcionários são apenas alguns obstáculos citados para migração dos serviços nas nuvens por empresas já estabelecidas e com soluções de TI definidas.

Entre usuários e estudantes também existe a falta de conhecimento e exploração das ferramentas, além do medo da mudança e até uma certa “preguiça” de se aderir uma nova forma de trabalho.

No entanto, o mundo virtual está cada vez mais amplo e as novas gerações cada vez mais conectadas e muitos nem vão se dar conta que existe outro ambiente a não ser o ambiente nas nuvens.


Educação nas Nuvens nos cursos de Informática Educacional da EnsinoIP

A EnsinoIP em suas aulas de Informática Educacional ensina seus alunos a trabalharem com softwares nas nuvens como o ISSUU – para publicação de revistas online, Prezi – para fazer apresentações nas nuvens e com incríveis recursos e o Blogger, para divulgação de um blog com os trabalhos realizados.

Portanto, é bom se atualizar.


Autor do Post:

Renato Bongiorno Renato Bongiorno – Analista de Social Media & Web Designer.

Renato Bongiorno – contato@bongiornoweb.com.br



Fontes: Como a web transforma o mundo – A alquimia das multidões – Francis Pisani e Dominique Piotet
Google Drive – https://www.google.com/drive/
Google Education – https://www.google.com/edu/


Deixe seu comentário pelo Facebook da EnsinoIP:

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page
Posted in Curiosidades, Mercado.