Educação Inclusiva, educação ao alcance de todos
Educação Inclusiva significa possibilitar a educação a todos, indiferente de qualquer diversidade que possa existir entre as pessoas.
O conhecimento independe da forma de locomoção, da fala ou da visão, depende do incentivo dado ao aluno e da vontade de aprender de cada um. Não podemos deixar de lado a necessidade da adequação das instituições de ensino para possibilitar a todos uma educação de qualidade.
O papel do professor é fundamental para possibilitar não só o aprendizado, mas também o respeito entre os colegas. No entanto, é comum professores e profissionais das instituições de ensino terem dúvidas quanto a forma de agir, de falar e de se comportar diante dos portadores de deficiência.
Para ajudar esclarecer essas dúvidas, a EnsinoIP disponibilizou 06 e-books que vão ajudar a todos os profissionais a entenderem melhor como lidar com pessoas com deficiência e a enxergarem que todos somos iguais e temos as mesmas possibilidades de aprender e ensinar.
06 E-books sobre Educação Inclusiva – Faça o Download do livro em PDF:
Respeito à Diversidade
O professor e a Educação Inclusiva
Formação, práticas e lugares
Educação Inclusiva
O que o professor tem haver com isso
Pensando a inclusão sociodigital
Audiodescrição
Transformando imagens em palavras
Direitos das Pessoas com Deficiência
A Convenção Comentada
O dever de toda escola – Ser inclusiva
Abrir a Escola para todos não é uma escolha entre outras: é a própria vocação dessa instituição, uma exigência consubstancial de sua existência, plenamente coerente com seu princípio fundamental.
Uma escola que exclui não é uma escola […].
A Escola, propriamente, é uma instituição aberta a todas as crianças, uma instituição que tem a preocupação de não descartar ninguém, de fazer com que se compartilhem os saberes que ela deve ensinar a todos. Sem nenhuma reserva. Meirieu (2005, p. 44)
Depoimento de quem já lecionou informática para surdos:
“Tive a oportunidade de lecionar Desenvolvimento Web para alunos surdos.
Foi uma experiência gratificante e desafiadora. Como as linguagens para web são todas em inglês, o desafio se tornou ainda maior. Mesmo com o auxílio de um intérprete você como professor começa a perceber que a forma como pronuncia as palavras facilita a leitura labial, o posicionamento em sala de aula e a forma de exibição das informações na tela fazem toda diferença para o aprendizado e rendimento dos alunos.
É fundamental conscientizar todos os professores que passarem por uma experiência semelhante sobre a importância de dedicar um tempo e uma atenção especial ao aluno portador de deficiência.
Isso fará toda diferença no aprendizado e no incentivo do aluno a continuar se aperfeiçoando.” – Renato Bongiorno
Autor do Post:
Renato Bongiorno – Analista de Social Media & Web Designer.
Contato – contato@bongiornoweb.com.br
Fonte: Planeta Educação – http://www.planetaeducacao.com.br/portal/index.asp
Revista Escola – http://goo.gl/PEYKT7