Educação a Distância – O único que se engana é VOCÊ!

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Para ter um bom rendimento, só depende de você

Recentemente tive a oportunidade de fazer uma especialização internacional de Marketing Digital na Universidade de Illinois através de um sistema EAD (Ensino a Distância).

Para ter um bom rendimento, só depende de você

Para ter um bom rendimento, só depende de você

No início, confesso, achei um pouco estranho pois nunca havia feito um curso 100% online, mas, conforme o andamento dos módulos, percebi que o rendimento do conteúdo ofertado pela universidade dependeria muito mais da minha vontade de aprender do que ficar na dependência de algum professor para se certificar se aprendi.


Logo no início, a experiência de trazer métodos de ensino tradicionais para sala de aula em ambientes virtuais me chamaram atenção, como ser obrigatório a participação do fórum de apresentação pessoal.


Me senti como se estivesse naquela hora em que o professor pede que você se apresente e fale um pouco da sua experiência para sala toda, com uma diferença:


Estava me apresentando para mais de 43 mil estudantes do mundo todo!


Logo, as interações começaram conforme as pessoas se identificavam com seu perfil profissional e localização. É possível fazer um Network incrível, além de fazer boas amizades, como em cursos presenciais.

Métodos de Avaliação

Diferentes métodos de avaliação foram aplicados no curso, e algumas delas merecem ser compartilhadas.

Uma delas, feita literalmente para “testar o aluno” me chamou atenção.


Muitas vezes durante os vídeos ocorrem paradas repentinas e “provas surpresas” são aplicadas com questões referentes ao vídeo transmitido até aquele momento.


Você deve estar se perguntando: “Mas para que isso?”

Simples, sabemos que para muitas pessoas, o que importa é o “papel” e não o conhecimento adquirido em um curso.

Infelizmente muitas pessoas em cursos EAD deixam o vídeo passando e vão fazer outras coisas. Sabemos que uma das obrigatoriedades dos cursos EAD é que você assista aos vídeos na íntegra e essa é uma forma inteligente de “filtrar” quem não está assistindo e afim de aprender.

Se não viu, não sabe responder, não passa!

Se não viu, não sabe responder, não passa!

Se não viu, não sabe responder, não passa!


Além dessa estratégia, a cada início de módulo são recomendadas leituras obrigatórias em blogs.


Mas, como saber se a pessoal realmente fez as leituras obrigatórias ou as ignorou?


A estratégia utilizada pela universidade foi de aplicar questões específicas dos artigos nas avaliações finais de cada módulo, fazendo com que o aluno não obtenha resultado suficiente nos testes se não tiver lido os artigos.

Mas, tudo isso é realmente necessário?

Infelizmente, sim.

Logo que as pessoas foram se conhecendo no ambiente virtual, grupos no Facebook foram surgindo e um grupo só para os brasileiros que estavam participando do curso foi criado.

Ao acompanhar as mensagens, vi que muitos estavam postando:


“Não consegui acabar o curso porque fui reprovado nas avaliações intermediárias!”


Essas “avaliações intermediárias” são trabalhos que exigem pesquisa e criatividade.

Normalmente após a exibição de um case de marketing, são feitas perguntas estratégicas sobre o case.

“Não consegui acabar o curso porque fui reprovado nas avaliações intermediárias!”

“Não consegui acabar o curso porque fui reprovado nas avaliações intermediárias!”

Mas, antes de respondê-las, cada aluno tem como obrigação avaliar as respostas de mais três colegas de curso.


Isso mesmo, exige-se uma confiança de que você irá corrigir as atividades de seus colegas. Isso implica diretamente na qualidade do curso concorda?


Você não vai “passar” um colega se ele não se dedicar o mínimo nas respostas. Sabendo que isso ficará registrado em seu histórico, você vai se arriscar?

Foi exatamente isso que aconteceu com algumas pessoas do grupo. Ao invés de explorarem o conteúdo, utilizaram a técnica de “copiar e colar” respostas prontas.


O resultado: A reprovação pelos colegas de sala!


Agora, será a culpa é dos alunos que “copiaram e colaram” respostas encontradas em outros materiais ou isso reflete a uma herança da educação brasileira?


Se você, como educador, faz aquela “vista grossa” nos trabalhos dos seus alunos, saiba que lá fora, a história é outra.


Autor do Post:

Renato Bongiorno Renato Bongiorno – Analista de Social Media & Web Designer. Professor de Tecnologia Web e Palestrante.

Renato Bongiorno – contato@bongiornoweb.com.br



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Posted in Educação.