Você sabe o que é Sabedoria das Multidões?

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Quanto vale o conhecimento coletivo?

Imagine que você tem milhões de pessoas conectadas, agregando valor ao seu produto ou serviço ou agregando conhecimento em um conceito já existente.

Crowdsourcing - Sabedoria das Multidões

Crowdsourcing – Sabedoria das Multidões

Quanto custa ter milhares de pessoas em prol de um fim, agregando valor a sua marca ou serviço?

Se bem estruturado, não custa NADA.


A participação das pessoas hoje na dinâmica da web criou um novo modelo econômico, o da terceirização da produção pela multidão, ou seja o Crowdsourcing.


De acordo com Francis Pisani e Dominique Piotet, o crowdsourcing consiste em confiar a um grupo indeterminado de pessoas uma tarefa normalmente realizada no interior de uma organização.


Quer um exemplo do Crowdsourcing em nosso dia a dia?

As redes sociais.


Quem alimenta o conteúdo do Twitter? E do Facebook? Instagram? Pessoas que utilizam a rede, e não seus criadores.


Seria impossível para qualquer empresa postar mais de 500 milhões de mensagens por dia, isso só é possível graças a vontade das pessoas em compartilhar conhecimento.



O Wikipedia não teria o volume de artigos que te sem a ajuda do conhecimento coletivo, e mais, a correção de possíveis erros nos artigos são corrigidos em um velocidade ainda mais surpreendente.

O termo CROWDSOURCING (criado por Jeff Howe em Junho de 2006 na revista Wired), tem suas origens em duas palavras:

» Outsorcing – Terceirização

» Wisdom of Crowds – Sabedoria das multidões


O 05 princípios comuns entre todos os casos do Crowdsourcing:

  1. As pessoas são geograficamente dispersas.

  2. As tarefas devem ser divididas em microtarefas, para que os participantes se ocupem delas por curtos momentos.

  3. As multidões em questão têm especialistas em abundância. Verdadeiros profissionais, apaixonados, pessoas que se conhecem.

  4. O essencial da produção não serve para nada. O truque é encontrar filtros eficazes porque o Crowdsourcing não aumenta a quantidade de talentos disponíveis; ele apenas possibilita encontrá-los e colocá-los em relação uns com os outros.

  5. A multidão sabe fazer emergir as pérolas e eliminar o resto, como demonstra o Wikipedia.

Autor do Post:

Renato Bongiorno Renato Bongiorno – Analista de Social Media & Web Designer. Professor de Tecnologias web e palestrante.

Renato Bongiorno – contato@bongiornoweb.com.br



Fonte: Como a web transforma o mundo – A alquimia das multidões – Francis Pisani / Dominique Piotet


Deixe seu comentário pelo Facebook da EnsinoIP:

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page
Posted in Educação.